COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

Preparem os coletes: Ria Formosa recebe lançamento do Ciência Viva no Verão... de caiaque e barco solar

26-07-2023



Desde meados de julho que a ciência invade continente e ilhas. À semelhança de anos anteriores, ao fim de apenas uma hora da abertura das inscrições para o Ciência Viva no Verão contabilizavam-se mais de 3.500 inscritos nas ações. É chegado o momento do lançamento oficial da iniciativa que, este ano, acontece na Ria Formosa, Algarve, no dia 31 de julho, com a presença de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Juntamente com os convidados, sobe a bordo de um barco solar que irá ao encontro dos participantes de um passeio de caiaque organizado pelo Centro Ciência Viva do Algarve.


Na edição deste ano, os Centros Ciência Viva do país, juntamente com mais de 70 entidades parceiras, organizam cerca de 400 atividades.


Para o lançamento foi escolhida a atividade "À descoberta da Ria Formosa em caiaque", na qual os participantes vão conhecer as riquezas e especificidades deste sistema lagunar único e tão importante para uma natureza cada vez mais em alerta. O barco movido a energia solar da From Here Boats, empresa dedicada à sensibilização e educação ambiental, partirá com os convidados do centro de Faro com o acompanhamento científico de Sara Raposo, coordenadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental - CIMA, da Universidade do Algarve. O percurso cruza-se com o dos participantes do passeio em caiaque, orientado pela investigadora Rita Carrasco, também do CIMA. Em conjunto, as embarcações passarão ao largo do Centro do Ramalhete, estação de aquacultura da Universidade do Algarve.


Para a edição de 2023 do programa Ciência Viva no Verão escolhemos como mote os "Alertas da Natureza", uma chamada de atenção para as alterações provocadas pela ação humana no planeta. A programação com esta temática é comissariada pelos investigadores Maria Amélia Loução, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Universidade de Lisboa, e Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.


Observar o Sol ou o céu noturno, compreender os ecossistemas dos sapais, florestas e estuários, conhecer a geologia que deu origem à paisagem ou visitar grandes instalações de engenharia são alguns exemplos das atividades promovidas pela Ciência Viva. No total, são 372 ações distribuídas por 601 datas, que acontecem por todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.


Programação Ciência Viva no Verão 2023 disponível em www.cienciaviva.pt/verao/2023/


Atividades em destaque aqui


Sobre o Ciência Viva no Verão


Ciência Viva no Verão é uma iniciativa de aproximação do público à ciência organizada há 27 anos, em parceria com a Rede de Centros Ciência Viva. Tirando partido da maior disponibilidade das pessoas nesta época do ano, são organizadas atividades fora do contexto habitual dos centros de ciência, guiadas por investigadores e especialistas de instituições e associações científicas, museus, autarquias e empresas, num ambiente informal e descontraído.







>