COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

CanSat Júnior: Os miúdos continuam a ter lata para fazer satélites!

21-07-2023



Já estamos em contagem decrescente para o lançamento da final da 3.ª edição do CanSat Júnior, que este ano acontece nos dias 21 e 22 de julho, no Aeródromo Municipal de Bragança. E isto é mesmo Rocket Science para teenagers!


Vai ser uma experiência inesquecível ver cerca de 60 estudantes entre os 12 e os 15 anos (3.º ciclo do ensino básico), acompanhados pelos seus professores, a lançar os CanSats que construíram nas suas escolas ao longo do ano letivo que agora termina. 


E o que é um CanSat?


É um modelo funcional de um microssatélite, cujo sistema base (antena, bateria e sensores) terá de estar integrado no volume equivalente ao de uma lata de refrigerante e bem equipado com um minúsculo paraquedas.


Cada equipa de estudantes, depois de um dia de intenso trabalho em estilo oficina aeronáutica, vai pôr à prova o seu modelo CanSat que é lançado por drone (operado por um profissional). E seguem a trajetória da rápida queda do seu CanSat, medindo dados como a pressão atmosférica e a temperatura do ar. Se tudo correr bem recebem os dados através de antenas ligadas aos seus computadores. 


Participam nesta final 10 equipas de Portugal continental, às quais se junta a equipa vencedora do CanSat Júnior Regional dos Açores, da ilha de Santa Maria. Participam estudantes de Mourão, Guarda, Lisboa, Setúbal, Porto, Barcelos, Famalicão e Águeda. 


Em direto e ao vivo estará um júri que acompanha e avalia os projetos. Rui Agostinho (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) Ana Noronha (Ciência Viva), Paulo Nogueira (ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações), Duarte Cota (EMA-Espaço Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço).


No primeiro dia, as equipas apresentam os seus trabalhos ao júri. No segundo, são lançados os seus microssatélites de uma altura de 100 metros. Os alunos terão de comunicar com o satélite e, tal como num verdadeiro projeto espacial, recolher dados científicos durante a descida.


O CanSat Júnior Portugal é organizado pelo ESERO Portugal, um projeto educativo da ESA e da Ciência Viva, e conta com o apoio: da Agência Espacial Portuguesa, da Câmara Municipal de Bragança, do Aeródromo de Bragança, do Brigantia EcoPark, da LusoFly – Academy e do Instituto Politécnico de Bragança.


O programa completo pode ser consultado aqui.