COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

Lançamento Ciência Viva no Verão em Rede: visita às pradarias marinhas com as guardiãs do Sado

15-07-2022




18 de julho, segunda-feira · 11.00

“Pradarias marinhas: vamos reflorestar o mar”, dinamizada pela associação Ocean Alive a convite do Pavilhão do Conhecimento, é uma das ações da Ciência Viva no Verão em Rede, o programa de divulgação científica mais aguardado da época estival.

Convidamos os meios de comunicação social a acompanharem esta iniciativa, que marca o lançamento oficial da Ciência Viva no Verão em Rede e que terá lugar na próxima segunda-feira, dia 18 de julho, às 11.00, em Tróia, Setúbal (ponto de encontro em frente ao Casino de Tróia).

Nesta ação o público é convidado a observar as ervas marinhas que ficam a descoberto na maré baixa e a riqueza de biodiversidade que albergam. A pradaria marinha da Ponta do Adoxe é uma das mais importantes do nosso país, servindo de berçário para o choco e permitindo às estrelas-do-mar alimentarem-se. Funciona também como banco de sementes para a reflorestação marinha e sumidouro natural de carbono.

Guiados por uma pescadora Guardiã do Mar e uma bióloga, os participantes ficarão a saber como o nosso bem-estar está diretamente ligado a estas florestas marinhas: da qualidade da água ao combate às alterações climáticas, da gastronomia ao lazer, as pradarias marinhas são as nossas grandes aliadas.

A Ocean Alive trabalha com a comunidade local para proteger e restaurar as pradarias marinhas. As pescadoras colaboram na sua monitorização, registando as alterações com instrumentos científicos cedidos pela organização, num exemplo de ciência cidadã. A Ciência Viva apoia este projeto no âmbito da sua responsabilidade social. A bióloga Raquel Gaspar, coordenadora da Ocean Alive, recebeu a Medalha de Mérito Científico atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em 2019, e o Prémio Ciência Viva Educação, em 2021.

Esta ação repete-se no dia 16 de agosto, às 11.00.



SOBRE A CIÊNCIA VIVA NO VERÃO EM REDE
É uma iniciativa de aproximação do público à ciência organizada pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva no período de verão, tirando partido da maior disponibilidade dos cidadãos nesta época do ano. São privilegiadas atividades ao ar livre, guiadas por investigadores e especialistas de instituições e associações científicas, museus, autarquias e empresas, num ambiente informal e descontraído. Observar o Sol ou o céu noturno, compreender os ecossistemas dos sapais, florestas e estuários, conhecer a geologia que deu origem à paisagem ou visitar grandes instalações de engenharia são alguns dos exemplos de iniciativas que todos os anos o público aguarda com expectativa e às quais se juntam ações sobre a mudança climática, o “carbono azul”, e a água, da preservação dos rios e dos ecossistemas ripícolas às fábricas de água que a purificam antes de a devolver à natureza.

A Ciência Viva no Verão foi criada em 1997 e estima-se que mais de 350 000 cidadãos tenham participado até agora nas atividades deste programa de divulgação científica, que decorre todos os anos entre 15 de julho e 15 de setembro. A edição deste ano conta com 312 ações distintas, das quais resultam 542 datas, disponíveis em todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas.

No primeiro dia de inscrições, e ao final de apenas uma hora, o programa contava já com 4 000 registos.

Lista completa de ações e inscrições em www.cienciaviva.pt

DESTAQUES DA EDIÇÃO 2022