COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

Buracos negros e a monitorização do oceano através de satélites em foco no Pavilhão do Conhecimento

17-06-2022



Divulgação imediata


Tudo o que sempre quisemos saber sobre buracos negros, com o astrofísico Hugo Messias



21 junho · 16.00 · Pavilhão do Conhecimento




Existe um buraco negro muito especial no centro da nossa  galáxia que - imagine-se - foi observado pela primeira vez na História há pouco mais de um mês.


No próximo dia 21 de junho, terça-feira, às 16.00, o astrofísico Hugo Messias estará no Pavilhão do Conhecimento para nos falar de buracos negros e sobre este em particular, numa conversa conduzida por Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva.


O investigador irá partilhar imagens e factos sobre estes enigmáticos e apaixonantes objetos celestes, numa conversa onde haverá espaço para as perguntas do público.


Inscrições aqui


Quem é Hugo Messias?


Doutorado em Astronomia e Astrofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Hugo Messias é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).


Esteve envolvido no projeto do Event Horizon Telescope (EHT) que foi responsável pela obtenção da primeira evidência visual de um buraco negro, a 10 de abril de 2019. Durante essa campanha de observações operou o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), uma das maiores cadeias de radiotelescópios do mundo. No mesmo ano, foi galardoado com o prémio GQ Men of the Year, na categoria Ciência.



Conheça melhor o nosso convidado neste artigo publicado pela Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space.


 


Do Espaço ao Oceano é o tema do próximo O Espaço à Quarta


22 junho · 18.30 · YouTube e Facebook do Pavilhão do Conhecimento


A poluição do oceano, as florescências de algas e fitoplâncton e a erosão das zonas costeiras são problemas que se têm vindo a agravar com a ação humana e que serão intensificados pela mudança climática. Como podemos monitorizar e preservar o oceano e as zonas costeiras? Como avaliar riscos e contribuir para os mitigar?


Nesta conversa veremos como as ciências e tecnologias espaciais nos permitem criar sistemas de vigilância permanente do estado do oceano e prever situações que podem pôr em risco as comunidades costeiras. A monitorização do oceano através de satélites e, em geral, da tecnologia espacial será o tema de conversa desta sessão de


O Espaço à Quarta na próxima quarta-feira, 22 de junho, às 18.30, com transmissão em direto no YouTube e no Facebook do Pavilhão do Conhecimento. O público poderá colocar questões em direto, no chat da plataforma.


São nossos convidados Luís Sousa, Fundador e sócio-gerente da LS Engenharia Geográfica, Pedro Lourenço, Chefe da Unidade de Vigilância da Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), Vanda Brotas, Professora de Biologia na FCUL e investigadora do MARE, e João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve. A moderação estará a cargo de Carolina Sá, responsável pelos projetos de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space.


“O Espaço à Quarta” conta com a participação de cientistas e especialistas de empresas que nos ajudarão a descobrir as aplicações do Espaço na sociedade. Esta é uma iniciativa do ESERO Portugal, parceria entre a Ciência Viva e a ESA, com a Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space.


Reveja as sessões anteriores


Em fevereiro falámos da importância da utilização de tecnologias espaciais em missões de busca e salvamento e em março discutimos a contribuição do espaço na monitorização da água usada para consumo humano. Em abril debatemos como as ciências e as tecnologias do espaço estão a contribuir para monitorizar as nossas culturas agrícolas, reduzir o consumo de água e tornar a nossa agricultura mais sustentável. Por fim, em maio falámos do papel do espaço no planeamento e monitorização das cidades.


Veja aqui os vídeos