COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

Como pode a tecnologia espacial ajudar as missões de busca e salvamento em alto mar?

21-02-2022



Alina Esteves, Miguel Duarte e Ricardo Mendes são os próximos convidados


23 fevereiro, quarta-feira · 19.00 · Youtube do Pavilhão do Conhecimento


A rota migratória do Mediterrâneo é uma das mais perigosas e mortíferas do mundo. Desde 2014, estima-se que mais de 20 mil pessoas terão perdido a vida, vítimas de naufrágio, fome, doença ou mesmo de violência. São vários milhões de migrantes e refugiados que deixam os seus países em guerra ou em pobreza extrema, partindo em busca de melhores condições de vida. Mas o que pode a tecnologia espacial fazer para ajudar a salvá-los?


Alina Esteves, Miguel Duarte e Ricardo Mendes são os convidados da primeira sessão de “O Espaço à Quarta” de 2022, que irá decorrer já esta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, às 19.00.


Ficaremos a conhecer melhor um dos maiores problemas do nosso tempo, abordado a partir de três pontos de vista diferentes numa conversa moderada por Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva.


“O Espaço à Quarta” conta com a participação de cientistas e especialistas de empresas que nos ajudarão a descobrir as aplicações das ciências e tecnologias do Espaço na sociedade. Todas as sessões são transmitidas e ficam registadas no YouTube do Pavilhão do Conhecimento. O público poderá colocar questões em direto, no chat da plataforma.


Esta é uma iniciativa do ESERO Portugal, parceria entre a Ciência Viva e a ESA, com a Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space.


Convidados:




Alina Esteves


É doutorada em Geografia Humana e trabalha no grupo de investigação MIGRARE, estudando as migrações e os seus efeitos nos processos de transformação demográfica e socio-espacial.


 




Miguel Duarte


É aluno de doutoramento em Matemática no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Tem participado em missões humanitárias a bordo do navio holandês Iuventa e em missões em campos de refugiados na Grécia e na Turquia.


 




Ricardo Mendes


É co-fundador e CEO da TEKEVER, uma empresa portuguesa que desenvolve drones para a monitorização do oceano. O novo modelo vai poder lançar balsas salva-vidas cada vez que uma situação de risco for detetada.