COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

Ciência Viva celebra o Dia de Reis mais perto das estrelas

23-12-2021


Conversa com investigadores sobre o novo Telescópio Espacial James Webb (JWST)


6 janeiro · 18.00 – 20.00 · Live streaming no YouTube Pavilhão do Conhecimento


Nesta quadra natalícia, os apaixonados pelo Espaço irão receber uma boa notícia no sapatinho. O lançamento do Telescópio Espacial James Webb está previsto para dia 25 de dezembro, entre as 12.20 e as 12.52 (hora de Portugal Continental), dependendo das condições atmosféricas do local. O maior e mais potente telescópio de sempre será enviado para o Espaço pelo foguetão Ariane 5, a partir do porto espacial europeu de Kourou, na Guiana Francesa.


O lançamento poderá ser acompanhado em direto a partir do canal da ESA.


O ESERO Portugal e a Ciência Viva irão fazer a cobertura em diferido do lançamento com um evento especial sobre o JWST, que terá lugar a 6 de janeiro, entre as 18.00 e as 20.00, com transmissão live streaming no YouTube do Pavilhão do Conhecimento.


Os melhores momentos do lançamento serão retransmitidos e comentados por três investigadores que irão comentar a importância desta missão: Elisabete da Cunha, da Australian National University (Camberra), Catarina Alves de Oliveira, da Agência Espacial Europeia (ESA), e Cláudio Melo, da Agência Espacial Portuguesa. Todos eles estão de alguma forma relacionados com o JWST, seja na preparação da missão ou na análise posterior dos seus dados.


O JWST foi construído nos Estados Unidos sob a direção da NASA e muitos dos seus instrumentos foram criados pela ESA. Vai complementar o Telescópio Espacial Hubble com imagens na gama do infravermelho, que nos permitirá explorar melhor o Universo e as suas origens. Será possível observar a formação das primeiras galáxias e procurar novos planetas fora do Sistema Solar, que poderão albergar vida. Acima de tudo, espera-se que possa esclarecer alguns dos mistérios do Universo, dando respostas a perguntas que ainda nem colocámos.


O JWST será colocado em linha com o Sol e a Terra, a 1.5 milhões de quilómetros do nosso planeta.


Boa viagem, JWST!