COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

ESTUDANTES PORTUGUESES APRENDEM A TORNAR-SE EMPREENDEDORES

07-07-2011

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

À descoberta do meu lado empreendedor é um dos cerca de 1000 estágios da Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2011, uma iniciativa Ciência Viva.

O lançamento deste programa tem lugar amanhã, 8 de Julho, às 11h00, no INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto). Neste dia os alunos apresentam um plano de negócios para um produto de base tecnológica que desenvolveram no estágio da Ciência Viva no INESC Porto.

A Ocupação Científica de Jovens nas Férias

Criada em 1997 pela Ciência Viva, esta iniciativa já proporcionou a dez mil estudantes do ensino secundário um contacto directo com o trabalho de investigação em laboratórios e instituições científicas em todo o País.

A decorrer até Setembro, o programa oferece aos estudantes a possibilidade de aprender técnicas de arqueologia forense, construir robots inteligentes, descobrir a própria herança genética, perceber como comunicam os neurónios ou aprender a detectar planetas extra solares. Estes são apenas alguns dos exemplos do programa deste ano.

Programa completo em www.cienciaviva.pt

Neste estágio no INESC Porto, dedicado ao empreendedorismo, os alunos aprenderam a criar um projecto empresarial de base científica e tecnológica tendo em vista o mercado nacional e internacional.

No dia da apresentação do seu projecto os alunos vão interagir com empresários da Tomorrow Options, uma spin-off INESC Porto/FEUP e participada da InovCapital, que já possui filial em Sheffield (Reino Unido) e representa um exemplo de empreededorismo nacional bem sucedido.

Como reconhecimento pelo apoio prestado, a empresa oferece agora ao INESC Porto um exemplar do WalkinSense, o seu primeiro produto. O WalkinSense é um dispositivo médico para permitir monitorizar e minimizar distúrbios nos membros inferiores, com aplicações na podologia, ortopedia e reabilitação.

PROGRAMA