COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

CAFÉ DE CIÊNCIA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

26-09-2011

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Na próxima quarta-feira, 28 de Setembro, às 18h00, o papel da Química nas nossas vidas e na sociedade é o pretexto para um debate informal entre cientistas e deputados em torno de um café. E este café será servido com espuma de cardamomo e caviar de chocolate porque a nova gastronomia também assenta na Química.

O Café de Ciência na Assembleia da República tem como objectivo promover o debate sobre temas que marcam a actualidade, contribuindo para que a decisão política seja apoiada no conhecimento científico. Trata-se de uma iniciativa da Ciência Viva e da Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, em parceria com o CLA ? Conselho dos Laboratórios Associados.

Alimentação, vestuário, medicamentos, papel, tintas, construção e energia fazem parte de um quotidiano onde a Química é um factor de inovação. Por outro lado, um futuro sustentável depende da nossa capacidade para produzir mais com menos recursos. A Química cria novos processos de produção, com menor impacto ambiental e com menor dispêndio de energia e de matérias-primas.

E antes do debate, políticos, jornalistas e investigadores poderão ficar a conhecer exemplos de inovações que resultaram da colaboração entre institutos de investigação e empresas portuguesas. É o caso dos materiais que mudam de cor pela acção da luz, electricidade ou temperatura produzidos pela Ynvisible, spin-off da YDreams, em colaboração com o Laboratório Associado REQUIMTE e que prometem revolucionar a embalagem de produtos; ou as células fotovoltaicas de 3ª geração, que resultam de uma colaboração entre a Universidade do Porto e a EFACEC e que deram já origem a duas patentes confirmadas.

O Café de Ciência terá transmissão em directo pela Ciência Viva TV