COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

A maior festa das estrelas faz um quarto de século e espera por si

16-08-2018

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Em Portugal, no mês de Agosto, há sempre muitas festas com estrelas populares... mas nenhuma como esta, cheia de estrelas no céu.

Sabia que pode apontar a sua antena de televisão para o céu para ?escutar? as galáxias distantes? A radioastronomia é um dos tópicos a abordar na 25ª edição da Astrofesta, que terá lugar no próximo fim-de-semana, no Centro Ciência Viva de Constância ? Parque de Astronomia. A abertura tem lugar às 16.00 de sábado, 18 de Agosto, com a participação do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

No programa destacamos a participação de David Sobral, da Universidade de Lancaster, Reino Unido, Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa e Pedro Ré, ambos da Universidade de Lisboa. Destacamos ainda os radioastrónomos amadores Michiel Klaassen, do radiotelescópio de S.Gião, em Oliveira do Hospital e Jorge Oliveira, da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA), que participam pela primeira vez na Astrofesta.

A Astrofesta é a mais antiga festa de astronomia do país, reunindo todos os anos centenas de pessoas durante três dias para observar o céu. É também uma oportunidade de contacto directo e informal entre investigadores, astrónomos amadores, professores e público interessado. Todas as sessões são abertas e de livre acesso, incluindo palestras, cursos práticos para aprender a usar telescópios ou a fotografar o céu e, como não podia deixar de ser, observações astronómicas.

Se ainda não observou os satélites de Júpiter e não ?escutou? os sinais emitidos pelas galáxias distantes, Constância é o local ideal para ir no próximo fim-de-semana com amigos ou em família. Mas, se for sozinho(a) não hesite, lá estão muitos astrónomos profissionais e amadores desejosos de o(a) ajudar a olhar o céu como antes nunca viu.

Aceite este desafio!