Mediação do Conhecimento e Cultura Científica
7 de junho de 2022 | Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva
A Musa Ibero-americana: Rede de museus e centros de ciência / CYTED (Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) e a Ciência Viva convidam para o debate, troca de conhecimentos, experiências e reflexão sobre boas práticas do que constitui o trabalho dos serviços educativos na promoção do conhecimento, da ciência e da cultura.
O Encontro de Mediação do Conhecimento e Cultura Científica é dirigido a profissionais da área da ciência, cultura e educação, comunicadores de ciência, gestores de programação cultural e de projetos educativos, professores, investigadores, bibliotecários ou estudantes com interesse nestas áreas.
Os serviços educativos são fundamentais para a promoção do conhecimento nas organizações de ciência e cultura. O seu trabalho envolve, por isso, públicos e comunidades de todas as faixas etárias e contextos sociais.
A edição deste ano dará destaque à capacitação dos profissionais dos serviços educativos, assim como ao desenvolvimento de estratégias para conhecermos os nossos públicos. As questões de género e as fake news também serão discutidos numa perspetiva ibero-americana.
As intervenções serão em português e espanhol.
Dia 7, TERÇA-FEIRA
9.45 | Receção dos participantes
10.00 | Abertura
- Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva
- Luisa Massarani, coordenadora da MUSA Ibero-americana: Rede de museus e centros de ciência
10.15 | A questão de género na divulgação científica | sessão plenária
A paridade de género na ciência, numa perspetiva ibero-americana, estará em discussão numa altura em que a representatividade feminina tem aumentado gradualmente. Como podemos desconstruir estereótipos enraizados na sociedade?
- Luisa Massarani, Instituto Nacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia, Brasil
11.00 | As fake news no contexto da divulgação científica | sessão plenária
Quais os desafios do combate à desinformação na divulgação científica? E que oportunidades se apresentam para a comunicação e educação em ciências, em museus e em programa de extensão, quando decidimos usar fake news e teorias da conspiração como temas de nossa prática de divulgação? Como fazer isso com efetividade?
- Yurij Castelfranchi, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
11.45 | Como conhecer os públicos e incentivar a sua participação no planeamento da agenda de museus e centros de ciência | sessão plenária
O conhecimento dos públicos é uma constante preocupação de profissionais de museus e centros de ciência. Quem são? O que procuram? Como podem ser mais interventivos na programação de um espaço cultural? O que os motiva para regressar?
- Sigrid Falla, Centro de Ciência de Maloka, Colômbia e Nodo Andes da RedPOP
12.30 | Almoço livre
14.00 | A mediação e a capacitação de profissionais de museus e centros de ciência | sessão plenária
Os museus e espaços culturais enfrentam novos desafios todos os dias e funcionam como espaços de aprendizagem, reflexão ou contemplação. Mas que formação têm os profissionais que aqui trabalham e qual a importância da sua capacitação?
- German Arango Tamayo, Corporação Parque Explora, Colômbia
14.20 | Desafios da mediação em serviços educativos | oficina
Como propor soluções para os desafios que enfrentam os profissionais de museus e centros de ciência na gestão da mediação com os públicos. Oficina para exploração de problemas no exercício da mediação e ideação de soluções..
- Miguel Esperança e Irina Pinheiro, Ciência Viva
- German Arango Tamayo, Corporação Parque Explora, Colômbia
16.30 | Encerramento
Luisa Massarani
Coordenadora do Instituto de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (Brasil), de Musa Ibero-americana: rede de museus e centros de ciência/Cyted e do site SciDev.Net para América Latina. É investigadora da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Realiza atividades práticas e de pesquisa em divulgação científica.
Yurij Castelfranchi
Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formado em física, mestre em jornalismo científico, atua principalmente em pesquisas de estudos sociais de ciência e tecnologia focados na percepção pública da ciência, ciência nos media, apropriação social do conhecimento e controvérsias sociotécnicas. Coordena o Observatório InCiTe (Inovação, Cidadania, Tecnociências) e o Curso de Especialização em Comunicação Pública da UFMG.
Sigrid Falla
Formada em desenho industrial, com mestrado em comunicação. É diretora de Arquitetura de Experiência e do Grupo de Pesquisa em Apropriação Social do Conhecimento em Maloka - Centro de Ciência em Bogotá, Colômbia, que desenvolve processos de avaliação, sistematização e investigação em divulgação científica.
German Arango Tamayo
Bioengenheiro com diploma em museologia e curadoria pela Universidade Antioquia-Colômbia. Começou por fazer parte, em 2007, da Equipa de Educação e Conteúdos do Parque Explora em Medelim, Colômbia, com responsabilidades ao nível da formação e da divulgação científica. Atualmente, coordena a Equipa de Planeamento.