Mediação do Conhecimento e Cultura Científica
7 de junho de 2022 | Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva
A Musa Ibero-americana: Rede de museus e centros de ciência / CYTED (Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) e a Ciência Viva convidam para o debate, troca de conhecimentos, experiências e reflexão sobre boas práticas do que constitui o trabalho dos serviços educativos na promoção do conhecimento, da ciência e da cultura.
O Encontro de Mediação do Conhecimento e Cultura Científica é dirigido a profissionais da área da ciência, cultura e educação, comunicadores de ciência, gestores de programação cultural e de projetos educativos, professores, investigadores, bibliotecários ou estudantes com interesse nestas áreas.
Os serviços educativos são fundamentais para a promoção do conhecimento nas organizações de ciência e cultura. O seu trabalho envolve, por isso, públicos e comunidades de todas as faixas etárias e contextos sociais.
A edição deste ano dará destaque à capacitação dos profissionais dos serviços educativos, assim como ao desenvolvimento de estratégias para conhecermos os nossos públicos. As questões de género e as fake news também serão discutidos numa perspetiva ibero-americana.
As intervenções serão em português e espanhol.
Dia 7, TERÇA-FEIRA
9.45 | Receção dos participantes
10.00 | Abertura
- Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva
- Luisa Massarani, coordenadora da MUSA Ibero-americana: Rede de museus e centros de ciência
10.15 | A questão de género na divulgação científica | sessão plenária
A paridade de género na ciência, numa perspetiva ibero-americana, estará em discussão numa altura em que a representatividade feminina tem aumentado gradualmente. Como podemos desconstruir estereótipos enraizados na sociedade?
- Luisa Massarani, Instituto Nacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia, Brasil
11.00 | As fake news no contexto da divulgação científica | sessão plenária
Quais os desafios do combate à desinformação na divulgação científica? E que oportunidades se apresentam para a comunicação e educação em ciências, em museus e em programa de extensão, quando decidimos usar fake news e teorias da conspiração como temas de nossa prática de divulgação? Como fazer isso com efetividade?
- Yurij Castelfranchi, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
11.45 | Como conhecer os públicos e incentivar a sua participação no planeamento da agenda de museus e centros de ciência | sessão plenária
O conhecimento dos públicos é uma constante preocupação de profissionais de museus e centros de ciência. Quem são? O que procuram? Como podem ser mais interventivos na programação de um espaço cultural? O que os motiva para regressar?
- Sigrid Falla, Centro de Ciência de Maloka, Colômbia e Nodo Andes da RedPOP
12.30 | Almoço livre
14.00 | A mediação e a capacitação de profissionais de museus e centros de ciência | sessão plenária
Os museus e espaços culturais enfrentam novos desafios todos os dias e funcionam como espaços de aprendizagem, reflexão ou contemplação. Mas que formação têm os profissionais que aqui trabalham e qual a importância da sua capacitação?
- German Arango Tamayo, Corporação Parque Explora, Colômbia
14.20 | Desafios da mediação em serviços educativos | oficina
Como propor soluções para os desafios que enfrentam os profissionais de museus e centros de ciência na gestão da mediação com os públicos. Oficina para exploração de problemas no exercício da mediação e ideação de soluções..
- Miguel Esperança e Irina Pinheiro, Ciência Viva
- German Arango Tamayo, Corporação Parque Explora, Colômbia
16.30 | Encerramento
![](https://img.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/mediacao-orador1.jpg)
Luisa Massarani
Coordenadora do Instituto de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (Brasil), de Musa Ibero-americana: rede de museus e centros de ciência/Cyted e do site SciDev.Net para América Latina. É investigadora da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Realiza atividades práticas e de pesquisa em divulgação científica.
![](https://img.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/mediacao-orador2.jpg)
Yurij Castelfranchi
Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formado em física, mestre em jornalismo científico, atua principalmente em pesquisas de estudos sociais de ciência e tecnologia focados na percepção pública da ciência, ciência nos media, apropriação social do conhecimento e controvérsias sociotécnicas. Coordena o Observatório InCiTe (Inovação, Cidadania, Tecnociências) e o Curso de Especialização em Comunicação Pública da UFMG.
![](https://img.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/mediacao-orador3.jpg)
Sigrid Falla
Formada em desenho industrial, com mestrado em comunicação. É diretora de Arquitetura de Experiência e do Grupo de Pesquisa em Apropriação Social do Conhecimento em Maloka - Centro de Ciência em Bogotá, Colômbia, que desenvolve processos de avaliação, sistematização e investigação em divulgação científica.
![](https://img.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/german-mediacao.jpg)
German Arango Tamayo
Bioengenheiro com diploma em museologia e curadoria pela Universidade Antioquia-Colômbia. Começou por fazer parte, em 2007, da Equipa de Educação e Conteúdos do Parque Explora em Medelim, Colômbia, com responsabilidades ao nível da formação e da divulgação científica. Atualmente, coordena a Equipa de Planeamento.