Mediação do Conhecimento e Cultura Científica

7 de junho de 2022 | Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

A Musa Ibero-americana: Rede de museus e centros de ciência / CYTED (Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) e a Ciência Viva convidam para o debate, troca de conhecimentos, experiências e reflexão sobre boas práticas do que constitui o trabalho dos serviços educativos na promoção do conhecimento, da ciência e da cultura.

O Encontro de Mediação do Conhecimento e Cultura Científica é dirigido a profissionais da área da ciência, cultura e educação, comunicadores de ciência, gestores de programação cultural e de projetos educativos, professores, investigadores, bibliotecários ou estudantes com interesse nestas áreas.

Os serviços educativos são fundamentais para a promoção do conhecimento nas organizações de ciência e cultura. O seu trabalho envolve, por isso, públicos e comunidades de todas as faixas etárias e contextos sociais.

A edição deste ano dará destaque à capacitação dos profissionais dos serviços educativos, assim como ao desenvolvimento de estratégias para conhecermos os nossos públicos. As questões de género e as fake news também serão discutidos numa perspetiva ibero-americana.

As intervenções serão em português e espanhol.

PROGRAMA

Dia 7, TERÇA-FEIRA

9.45 | Receção dos participantes

10.00 | Abertura

  • Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva
  • Luisa Massarani, coordenadora da MUSA Ibero-americana: Rede de museus e centros de ciência

10.15 | A questão de género na divulgação científica | sessão plenária

A paridade de género na ciência, numa perspetiva ibero-americana, estará em discussão numa altura em que a representatividade feminina tem aumentado gradualmente. Como podemos desconstruir estereótipos enraizados na sociedade?

  • Luisa Massarani, Instituto Nacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia, Brasil

11.00 | As fake news no contexto da divulgação científica | sessão plenária

Quais os desafios do combate à desinformação na divulgação científica? E que oportunidades se apresentam para a comunicação e educação em ciências, em museus e em programa de extensão, quando decidimos usar fake news e teorias da conspiração como temas de nossa prática de divulgação? Como fazer isso com efetividade?

  • Yurij Castelfranchi, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

11.45 | Como conhecer os públicos e incentivar a sua participação no planeamento da agenda de museus e centros de ciência | sessão plenária

O conhecimento dos públicos é uma constante preocupação de profissionais de museus e centros de ciência. Quem são? O que procuram? Como podem ser mais interventivos na programação de um espaço cultural? O que os motiva para regressar?

  • Sigrid Falla, Centro de Ciência de Maloka, Colômbia e Nodo Andes da RedPOP

12.30 | Almoço livre

14.00 | A mediação e a capacitação de profissionais de museus e centros de ciência | sessão plenária

Os museus e espaços culturais enfrentam novos desafios todos os dias e funcionam como espaços de aprendizagem, reflexão ou contemplação. Mas que formação têm os profissionais que aqui trabalham e qual a importância da sua capacitação?

  • German Arango Tamayo, Corporação Parque Explora, Colômbia

14.20 | Desafios da mediação em serviços educativos | oficina

Como propor soluções para os desafios que enfrentam os profissionais de museus e centros de ciência na gestão da mediação com os públicos. Oficina para exploração de problemas no exercício da mediação e ideação de soluções..

  • Miguel Esperança e Irina Pinheiro, Ciência Viva
  • German Arango Tamayo, Corporação Parque Explora, Colômbia

16.30 | Encerramento

ORADORES

Luisa Massarani

Coordenadora do Instituto de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (Brasil), de Musa Ibero-americana: rede de museus e centros de ciência/Cyted e do site SciDev.Net para América Latina. É investigadora da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Realiza atividades práticas e de pesquisa em divulgação científica.

Yurij Castelfranchi 

Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formado em física, mestre em jornalismo científico, atua principalmente em pesquisas de estudos sociais de ciência e tecnologia focados na percepção pública da ciência, ciência nos media, apropriação social do conhecimento e controvérsias sociotécnicas. Coordena o Observatório InCiTe (Inovação, Cidadania, Tecnociências) e o Curso de Especialização em Comunicação Pública da UFMG.

Sigrid Falla 

Formada em desenho industrial, com mestrado em comunicação. É diretora de Arquitetura de Experiência e do Grupo de Pesquisa em Apropriação Social do Conhecimento em Maloka - Centro de Ciência em Bogotá, Colômbia, que desenvolve processos de avaliação, sistematização e investigação em divulgação científica.

German Arango Tamayo 

Bioengenheiro com diploma em museologia e curadoria pela Universidade Antioquia-Colômbia. Começou por fazer parte, em 2007, da Equipa de Educação e Conteúdos do Parque Explora em Medelim, Colômbia, com responsabilidades ao nível da formação e da divulgação científica. Atualmente, coordena a Equipa de Planeamento. 

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