Vencedores do Prémio FLAD Atlântico Júnior foram aos EUA visitar o MIT

Os alunos vencedores da edição 2022 do Prémio FLAD Atlântico Júnior foram aos EUA fazer uma visita ao Massachusetts Institute of Technology (MIT). Viagem faz parte do prémio conquistado com proposta para veículo autónomo de superfície movido a energia solar.

Estudantes de Salvaterra de Magos foram recebidos em várias instituições da zona de Boston

Foi o projeto EPSWater (Electronic Power Saving Water) que valeu a cinco alunos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, a vitória na 1.ª Edição do Prémio FLAD Atlântico Júnior, lançado pela FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) e pela Ciência Viva.

A conquista do primeiro lugar permitiu a entrega de  equipamentos e materiais tecnológicos no valor de 2000 € à escola, mas deu também aos estudantes orientados pelo professor José Maria Gonçalves Carvalho a oportunidade de fazer uma viagem a Boston, EUA, num périplo por locais de interesse científico que incluem o MIT - onde se encontraram com o MIT Portugal Faculty Lead For Oceans and Space -, o Instituto Oceanográfico de Woods Hole, o Museu de Ciência de Boston, o Museu dedicado à caça das baleias, em New Bedford, e ainda outras instituições dedicadas ao estudo e preservação do Oceano.

Os estudantes portugueses encontraram-se também com políticos locais de ascendência portuguesa e ainda com o cônsul nacional em Boston, Tiago Araújo.

O projeto vencedor, que se destacou de um conjunto de 15 finalistas, envolveu a criação de um veículo autónomo de superfície, movido a energia solar, para medir parâmetros de pH, salinidade, temperatura e transparência da água do Rio Tejo.

O objetivo é contribuir para a preservação e melhoria das suas condições naturais e para uma intervenção preventiva nas planícies ribatejanas. O protótipo é camuflado e não tripulável para se confundir com a paisagem e contribuir para a preservação do ambiente natural, nomeadamente o habitat das espécies, sendo equipado com um sistema GPS, monitorizado a longa distância.

Mais informações sobre o Prémio FLAD Atlântico Júnior