Rosalia Vargas entre as personalidades mais influentes do Mundo no setor dos museus

A presidente da Ciência Viva está na lista de 2022 das 50 personalidades mais influentes da indústria dos museus e atrações culturais do Mundo, elaborada pelo site de referência do setor, o "Blooloop".

Rosalia Vargas foi uma das personalidades escolhidas para entrar na "Blooloop 50 Museum Influencer List 2022", a lista em que o site para profissionais da indústria dos museus e atrações de cultura de entretenimento distingue individualidades cuja "inovação e criatividade foram essenciais no desenvolvimento dos museus atuais".

A presidente da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e diretora do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva foi considerada uma das 50 "influencers" mais relevantes do Mundo na área dos Museus em 2022, sendo reconhecida  pelo "forte sentido de futuro" e pelo trabalho que tem realizado para construir "a rede de educação e divulgação de ciência, baseado no conhecimento científico e humanismo". O júri reconheceu ainda, entre outras qualidades, a promoção "da igualdade e o apoio às mulheres para que se possam tornar líderes". Rosalia Vargas, diz o site, tem a capacidade de representar o "progresso e futuro, com um passado sólido".

O Blooloop é o órgão de comunicação profissional mais lido do Mundo pelos agentes do setor dos Museus, espaços culturais e grandes espaços de entretenimento e de divulgação científica, como grandes Aquários, Jardins Zoológicos ou Parques Temáticos. As listas "Blooloop 50" celebram "o trabalho de 50 individualidades relevantes, cuja criativiade, paixão e compromisso moldou e melhorou este setor".

Vida dedicada à edudação para a ciência 

Rosalia Vargas é Presidente da Ciência Viva e Diretora do Pavilhão do Conhecimento. Desde 1996, tem coordenado a criação da rede de Centros Ciência Viva em todo o país.

Foi Presidente (2013-2015) do ECSITE - European Network of Science Centres and Museums, com sede em Bruxelas, e é membro do board do ASTC - Association of Science-Technology Centers, com sede em Washington DC.

O seu desenvolvimento académico e profissional cobre as áreas da educação, media, governança política e cultura científica e tecnológica.

Foi vereadora da Educação, Juventude e Cultura da Câmara Municipal de Lisboa (2007-2009), foi membro do Conselho Nacional de Educação, membro do Conselho Geral da Universidade Aberta, membro do Steering Committee of EMME - Euro-Mediterranean and Middle East Science education project, e membro do "Grupo de Projeto Museus do Futuro", criado pelo Ministério da Cultura. É também membro do Conselho Consultivo de Acompanhamento do Plano Nacional das Artes.

27-10-2022