Robôs agricultores e hortas para tod@s na primeira Quinta Ciência Viva


Hortas acessíveis, talhões robotizados, drones que monitorizam o estado das culturas, sensores que recolhem dados em tempo real… A Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias tem cerejas, mas também tem ciência, tecnologia e inovação. A partir de agora, está aberta ao público e pode ser visitada de terça a domingo.

 

O primeiro espaço da Rede de Quintas Ciência Viva abriu portas no Fundão, e que outra protagonista poderia ter senão a cereja?! Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal do Fundão, a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Agência de Desenvolvimento Gardunha21, a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias destaca o valor e explora as múltiplas potencialidades da cereja do Fundão.

Além desta Quinta, estão em desenvolvimento mais 23 projetos que transformam produtos nacionais, como a pera Rocha, as camélias, os insetos ou as plantas aromáticas, em pontos de encontro entre tradição e inovação. Num trabalho conjunto entre agricultores, produtores, comunidade local, investigadores, empresários e empreendedores, as Quintas Ciência Viva aliam o ambiente de um centro de ciência, com áreas expositivas e módulos interativos, à experiência de quintas de produção agrícola.

"Este é um projeto magnífico, muito inovador. Tenho de o dizer, mesmo sendo a Ciência Viva parte integrante do trabalho que desenvolve estas Quintas", diz Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva. "É um projeto muito enraizado localmente, nas populações, e atrai turismo científico de qualidade. Queremos que as pessoas percebam que a agricultura é algo do futuro, que temos de cuidar no presente", acrescenta.

No Fundão, as cerejas são como as ideias... há muitas e temos de saber aproveitá-las. E é por este lema que se rege a primeira Quinta Ciência Viva a abrir portas ao público. Este laboratório a céu aberto tem várias valências: módulos de exterior, dos quais se destaca o pêndulo de 16 cerejas gigantes que "dançam" ao ritmo das leis da Física, e uma área expositiva, em desenvolvimento, onde já é possível visitar a sala "Ver o Invisível", que funciona como uma espécie de posto de comando do cerejal. A área expositiva interior irá contemplar ainda um módulo central que estabelece a analogia entre uma fábrica de cerejas e uma cerejeira: os sistemas de captação de água são as raízes, os painéis solares são as folhas e o canal de captação de nutrientes é o tronco.

"A Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias é um convite a conhecer todas as vertentes da agricultura e aquilo que é desenvolvido, em termos de inovação e investigação, no setor da produção da cereja do Fundão", explica Sandra Soares, coordenadora da Rede de Quintas Ciência Viva. Nos cerejais experimentais, os visitantes ficam a conhecer a tecnologia que permite ter uma produção mais sustentável, preditiva e resiliente às alterações climáticas. Robôs, drones que auxiliam na rega por pulverização e fazem reconhecimento do terreno, sensores que recolhem dados como a hidratação do solo ou a temperatura do ar e hortas elevatórias e sensoriais mostram que a agricultura é futuro... e para tod@s.

"Esta Quinta significa uma nova cultura de valorização do papel do agricultor, e leva-nos a pensar numa linha de construção coletiva do mundo, onde o valor justo e sustentável dos bens agrícolas é inequívoco", defende Paulo Fernandes, Presidente da Câmara do Fundão.

Lara Faria é estudante da Escola Secundária do Fundão e, contrariando os recentes dados que dão conta do desinteresse dos mais jovens pelas áreas de Agronomia e Ciências Agrárias, vê o potencial e a importância de um projeto como o das Quintas Ciência Viva. "Esta Quinta é uma salvaguarda para as nossas serras que, este ano, sofreram tanto com os incêndios. Aqui, as nossas culturas são acolhidas e aproveitadas ao máximo... é um mundo de ciência!"

Caso para dizer que esta inauguração foi, mesmo, a cereja no topo do bolo!

Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias, para visitar de terça-feira a domingo, das 09.30 às 17.00.

Programa de inauguração