Rede Nacional alargada para 896 Clubes Ciência Viva na Escola

O Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola, marcou, esta sexta-feira, 14 de outubro, o  alargamento da Rede a 188 novos Clubes, de acordo com as metas inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

Há agora 896 Clubes Ciência Viva em escolas de todo o país, em que estão envolvidos 575 mil alunos e 4 mil e 800 professores.

O crescimento da Rede foi celebrado com um grande Encontro Nacional, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, que reuniu representantes dos Clubes, 600 professores, especialistas e cientistas como Agueda Gras-Velasquez, Diretora do Programa Ciência na European Schoolnet, e Alexandre Quintanilha, deputado, Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência e fundador do Instituto de Biologia Molecular e Celular.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Ministro da Educação, João Costa, estiveram também no Encontro, para participar nesta troca de experiências e salientar a importância dos Clubes como instrumentos fundamentais na educação para a ciência.

A reunião incluiu ainda uma Mostra de Ciência e Tecnologia, que deu a conhecer o trabalho de instituições científicas, empresas com I&D, museus e centros de ciência e criou oportunidades de criação de relações e parcerias com  os Clubes, em áreas como a saúde, a sustentabilidade, a economia circular e a biodiversidade.

Para além da troca de ideias, os Clubes partilharam com os professores presentes os seus programas educativos, mostrando como podem ser uma mais-valia para o desenvolvimento de projetos nas escolas.

Clubes em todo o território nacional

Os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços de conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa que potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação. São uma iniciativa conjunta da Ciência Viva e da Direção Geral de Educação. Atualmente a Rede é composta por 896 Clubes em todo o território nacional, envolvendo 4000 entidades parceiras. Participam ativamente neste projeto cerca de 575 000 alunos e 4806 docentes de várias áreas científicas.

O Programa Impulso Jovens STEAM, que integra o PRR, prevê o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica através do reforço da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.

14-10-2022