Rede de Centros Ciência Viva alargada a Campo Maior


A Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica conta já com 22 Centros Ciência Viva (CCV) na Rede.

O Centro de Ciência do Café – Centro Ciência Viva, em Campo Maior, é o mais recente Centro a integrar a Rede Nacional de Centros Ciência Viva. A assinatura do protocolo de adesão aconteceu a 11 de novembro de 2025 durante o 26.º Encontro da Rede de Centros Ciência Viva, com a presença de todos os diretores da Rede.

Aos CCV, distribuídos por todo o país, junta-se agora aquele que é o terceiro espaço de divulgação científica na região do Alentejo, localizado na vila de Campo Maior. Com uma área total de 3 426 m 2, o Centro de Ciência do Café (CCC) é um espaço versátil que reúne conhecimento científico, atividades interativas e espaços de formação, promovendo uma experiência única de aprendizagem aos visitantes. Inspirado pelo universo do café, o CCC explora múltiplas áreas de conhecimento – desde o ciclo da planta até ao grão, passando pela torra e por modelos de consumo – e assume como missão a promoção da ciência e a sustentabilidade associadas ao café.

"A Ciência Viva é uma rede dinâmica, em contínua expansão, e em estreita colaboração com autarquias, instituições científicas, empresas, investigadores e comunidade educativa. A integração do Centro de Ciência do Café na Rede vem reforçar a missão da Ciência Viva, que há 29 anos promove a cultura científica e tecnológica" , afirma Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva.

Por sua vez, João Manuel Nabeiro, Presidente do Conselho de Administração da Delta Cafés, realça a importância da colaboração com a Ciência Viva, enquanto reforço do compromisso em inspirar gerações através da ciência, da sustentabilidade e da valorização do café. "Este passo fortalece a nossa missão de aproximar o público da ciência e da inovação, promovendo uma aprendizagem onde a curiosidade se transforma em descoberta e o café serve de ponto de partida para explorar múltiplas áreas do saber", diz.

Atualmente, 22 Centros Ciência Viva promovem a cultura científica e tecnológica no país, acompanhando de perto o crescente interesse das famílias, dos turistas e das escolas em iniciativas de sensibilização e democratização da ciência em Portugal.

12-11-2025