Ciência Viva no Laboratório superou o número de participantes de 2023

Edição 2024 do programa de estágios criado pela Ciência Viva envolveu 623 alunos, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. 

Lançamento do Ciência Viva no Laboratório no Instituto de Telecomunicações do Instituto Superior Técnico.

Dirigido a estudantes do 9.º ano do ensino básico, do ensino secundário e profissional, este programa envolveu, entre junho e setembro de 2024, 623 estudantes que foram acolhidos nos 287 estágios, em 65 centros de investigação.

“Gostava muito de seguir Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico [IST]. Como sei que o curso aborda os biossinais, acredito que este estágio será uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre o tema”. Este foi o testemunho da Inês, no final de uma semana de estágio nos laboratórios do Instituto de Telecomunicações (IT).

A ela juntaram-se vários participantes  na 28.ª edição do Ciência Viva no Laboratório, vindos de diferentes partes do país, que realizaram experiências de investigação em contexto real, acompanhadas de perto por cientistas . Da investigação sobre o cancro aos novos desafios da Biologia, da Robótica e Inteligência Artificial às dinâmicas sociais, foram vários os temas explorados.

Estágios de verão em colaboração com a comunidade científica 

Os participantes em 2024 juntam-se aos cerca de 19 mil estudantes que já realizaram estes estágios ao longo de 28 edições. O Ciência Viva no Laboratório é um dos principais programas da Ciência Viva, organizado em colaboração com a comunidade científica desde 1997.

As unidades de investigação são convidadas a apresentar propostas de estágios nos seus laboratórios para jovens, ajudando-os a orientar o seu futuro académico e profissional. 

Mais sobre o programa do Ciência Viva no Laboratório 2024