Cerca de 15 500 pessoas levaram ciência na mala neste verão
Balanço do Ciência Viva no Verão 2025: sete centenas de atividades, em colaboração com mais de 120 instituições científicas e de investigação.
A edição de 2025 do programa Ciência Viva no Verão em Rede fechou com mais um balanço de sucesso, dando continuidade à tradição iniciada em 1997 de levar a ciência a todo o país durante o verão.
Este ano, foram cerca de 15 500 os participantes nas 748 atividades científicas, acompanhadas por dezenas de cientistas e especialistas em todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas.
Anilhagem de aves, observações astronómicas, visita às pegadas de dinossauro, trilhos em família em busca da biodiversidade local ou, até, programação de robôs foram algumas das atividades que fizeram parte desta edição do Ciência Viva no Verão.
E os testemunhos dos participantes fizeram-se ouvir:
Filipe, 47 anos: "A atividade foi espetacular, e superou todas as expectativas. Nunca ficaria a conhecer o percurso escolhido se não fosse esta visita guiada, com paisagens arrebatadoras, planícies, vales de rio com escarpa… Mas o avistamento de aves foi o que mais me ficou na memória e, claro, a clareza do guia na transmissão de conhecimento. A repetir! Muito obrigado, Marco e Ciência Viva!"
Isabel, 43 anos: " A profissional foi excelente, quer na competência técnica quer na comunicação com o público. Pensamos que estas ações deveriam ser realizadas por dois ou mais orientadores para enriquecer, ainda mais, a experiência.”
Cecília, 43 anos: “Toda a família gostou muito da atividade astronómica. Obrigada pela disponibilidade de responder a perguntas, tanto dos mais novos como dos mais velhos.”
Aproveitar as férias para mais ciência
O Ciência Viva no Verão em Rede é um programa de aproximação do público à ciência, organizado pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva no período do verão, tirando partido da maior disponibilidade das pessoas nesta época do ano.
Estima-se que tenha envolvido, até ao momento, mais de 365 000 participantes nas atividades de divulgação científica, que decorrem todos os anos entre 15 de julho e 15 de setembro.
Mais sobre o programa do Ciência Viva no Verão 2025



