Arcos de Valdevez abre novo Centro Ciência Viva

A Rede Nacional de Centros Ciência Viva não para de crescer e vai acolher um novo espaço no Alto Minho, em Arcos de Valdevez.

As atuais Oficinas de Criatividade Himalaya serão convertidas no Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya. O perfil do Padre Manuel Himalaya, enquanto cientista, inventor e visionário, estabelecerá o fio condutor deste novo espaço interativo de ciência e tecnologia dedicado às áreas da ecologia e da eco sustentabilidade.

"Gosto pelo conhecimento e inovação"

“É raro recebermos um projeto já instalado e, no entanto, tão aberto à renovação. Tudo o que já está feito está muito bem feito e, portanto, receber novas ideias é sinal de gosto pelo conhecimento e pela inovação. Por isso recebemos este novo Centro Ciência Viva com a mesma alegria e à vontade de quem conhece bem e há muito tempo a região e diz: ‘Vou aos Arcos!’ ”, refere Rosalia Vargas.

O protocolo de adesão à Rede é assinado pela Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, esta segunda-feira, 11 de julho .

Oficinas, experiências e exposição

Dentro do seu contexto territorial, é esperado que o novo Centro Ciência Viva acolha um número significativo de visitas, incluindo o público escolar e familiar, residente, não residente e estrangeiro, dada a sua proximidade a Espanha. Será também um polo dinamizador de vários projetos nacionais e internacionais e das iniciativas da Rede Nacional de Centros Ciência Viva.

À chegada ao Centro os visitantes são recebidos num átrio onde um grande espetro solar cobre a parede central e faz referência às invenções solares do Padre Himalaya. As informações sobre a oferta do Centro e sobre a Rede de Ecocidadania implementada no município estão disponíveis num quiosque interativo.

A exposição Eureka! é uma verdadeira oficina de experimentação e criatividade, que convida a criar percursos para berlindes, inventar objetos voadores ou gerar eletricidade a partir de bicicletas. A mostra “Centro da Ecocidadania”, marcada por experiências sobre Energia, Ambiente, Resíduos e Água, foi alvo de requalificação apresentando sete novos módulos interativos que exploram conceitos de Saúde, Engenharia e Som e muitos outros módulos novos estão em fase de criação.

Na Cozinha é um Laboratório os tubos de ensaio foram substituídos por tachos e panelas para mostrar que cozinhar é, também, fazer ciência. No Laboratório de Sustentabilidade, microscópios, lupas e centrifugadoras desafiam os visitantes a tornarem-se investigadores por umas horas nas áreas da química, biologia, microbiologia e genética forense. Entender a formação do planeta Terra, descobrir que histórias contam as rochas e desvendar o mundo dos cristais e dos minerais são alguns dos desafios do Geolab, o laboratório de geologia e ciências da terra.

Rede e Circuitos Ciência Viva

O Centro Ciência Viva dos Arcos integrará também os Circuitos Ciência Viva , um projeto de turismo científico que abrange todo o país e que tem nos Centros Ciência Viva o ponto de partida para uma exploração territorial assente no conhecimento e na curiosidade.