OS NEUROCIENTISTAS VÃO ÀS ESCOLAS

O stress e a pandemia: como se altera a formação de novos neurónios no cérebro

Tema: stress e neurogénese

Palestra dada por: Inês Araújo

Entidade: Algarve Biomedical Center (ABC), Universidade do Algarve

Descrição:
Uma situação pandémica pode afectar a nossa saúde mental. A ansiedade provocada pelos confinamentos, o receio durante períodos de isolamento profiláctico, o distanciamento físico dos amigos e família, o medo de ficar doente ou transmitir a doença a outros, são estímulos que podem ter impacto na forma como o nosso cérebro funciona. De que forma o stress afecta o funcionamento do sistema nervoso? E a formação de novas células no cérebro? Há consequências para a função cognitiva e a saúde mental? Nesta palestra, abordaremos estas questões e outras relacionadas com a saúde mental e a pandemia.

ACÇÃO ESGOTADA

Qual é o papel do sono na nossa Saúde Mental?

Tema: Sono e saúde mental

Palestra dada por: Laetitia Gaspar, Bárbara Santos e Catarina Almeida

Entidade: Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Descrição:
O sono é essencial para o nosso bem-estar físico, mental e para uma vida saudável. É uma função biológica fundamental para todos os seres vivos. Não é por acaso que passamos, em média, um terço do nosso dia, e da nossa vida, a dormir! Nesta palestra, investigadoras na área do sono irão explicar a importância do sono, desde a sua regulação, mitos e factos associados, recomendações para uma boa higiene do sono, e a investigação feita na área, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. Vamos dormir sobre o assunto?

Sexta-feira 19/03

A pandemia e a Doença Bipolar

Tema: O impacto das alterações dos padrões de sono e do stresse na saúde mental, em particular na evolução da Doença Bipolar

Palestra dada por: Ana Catarina Pereira

Entidade: CNC

Descrição:
A pandemia mundial COVID-19 está intimamente associada à alteração da nossa qualidade e estilo de vida, devido à alteração dos padrões comportamentais, nomeadamente, comportamentos sociais. Atendendo ao facto de que o distanciamento social é imperativo para que possamos colocar um ponto final a esta pandemia, as pessoas viram-se isoladas em suas casas, privadas de trabalhar nos seus locais habituais, de conviver com os amigos e familiares e, muitas vezes também privadas da prática de exercício físico. Estes fatores aliados às alterações das rotinas, nomeadamente, do horário de sono e ao stresse acrescido que todos nós estamos a enfrentar nesta fase impacta negativamente a nossa saúde mental. Curiosamente, a Doença Bipolar, uma doença mental relevante, tem vindo a ser associada a alterações dos padrões de sono e alteração da resposta ao stresse. Assim, esta apresentação visa associar as alterações dos padrões de sono e de stresse com a Doença Bipolar.

Terça-feira 16/03 das 09h00 às 10h00
Segunda-feira 15/03 das 10h00 às 11h00
Quarta-feira 17/03 das 10h00 às 11h00

O Cérebro Trocado em Miúdos

Tema: Morfologia e função do cérebro humano e da sua unidade funcional, o neurónio.

Palestra dada por: Joana Amaral

Entidade: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Descrição:
Com esta atividade pretendemos explicar aos mais novos como funciona o nosso cérebro, bem como alertá-los para a importância de o tratarmos bem (focando na alimentação, proteção de acidentes, exercício físico, etc.). A atividade inclui uma palestra didática sobre a morfologia e função do cérebro humano e sobre a sua unidade funcional, o neurónio. Os conceitos serão abordados usando imagens atrativas, exemplos e analogias. As crianças serão encorajadas a intervir e partilhar as suas dúvidas/pensamentos sobre o tema. Iremos ainda promover um "passeio virtual pela anatomia do cérebro", recorrendo a modelos anatómicos do cérebro e neurónios humanos e a cérebros preservados de diferentes mamíferos (murganho, rato, coelho). Para consolidar os conceitos aprendidos de forma divertida, as crianças serão convidadas a participar em diversos jogos sobre o tema que podem incluir quizzes, palavras cruzadas, etc.

Sexta-feira 19/03 das 10h00 às 11h00
Quinta-feira 18/03 das 11h00 às 12h00

Neurociencias no ICVS: Estudo da Esclerose Múltipla

Tema: Esclerose Múltipla

Palestra dada por: Fernanda Marques

Descrição:
Nesta palestra irei dar a conhecer parte dos estudos que estamos a realizar, no grupo das Neurociencias do ICVS - Escola de Medicina da UMinho, na área da Esclerose Múltipla que é uma doença inflamatória crónica do sistema nervoso central.

Segunda-feira 15/03 das 10h00 às 11h00
Terça-feira 16/03 das 10h00 às 11h00

O cérebro e a dor

Tema: Neurobiologia da dor

Palestra dada por: Hugo Almeida

Descrição:
A dor é uma resposta sensorial e emocional a um estímulo potencialmente nocivo (ex. a temperatura elevada de uma chávena de chá). É fundamental para a sobrevivência pelo que distúrbios na sua regulação têm consequências graves. Cerca de 20% da população sofre de dor crónica. As tarefas mais básicas tornam-se difíceis e surgem sinais de ansiedade e depressão. Existem também casos (muito raros) de pessoas que não conseguem sentir dor e que, portanto, acumulam lesões que seriam facilmente evitáveis para a maioria das pessoas. Nesta palestra iremos discutir não só o papel do cérebro na modulação da dor, mas também, o impacto que a dor crónica tem na estrutura e funcionamento do cérebro.

Quarta-feira 17/03 das 09h às 10h00
Quarta-feira 17/03 das 14h00 às 15h00

O cérebro e o autismo

Tema: Autismo

Palestra dada por: Patricia Monteiro

Descrição:
O autismo é uma condição médica caracterizada por dificuldades na comunicação e interação social e por comportamentos ou interesses repetitivos. Surge quando há alterações biológicas no funcionamento do cérebro. Estas alterações são ainda mal conhecidas, mas sabe-se que por vezes resultam de problemas genéticos. Nos genes, as instruções para o funcionamento do cérebro estão escritas num código chamado DNA que pode conter erros. Quando o DNA nos genes que regulam o cérebro contém erros, surgem doenças cujos sintomas podem ser problemas de comportamento. Uma dessas doenças é o autismo.

Segunda-feira 15/03 das 14h00 às 15h00
Sexta-feira 19/03 das 14h00 às 15h00

ACÇÃO ESGOTADA

O diário de um cérebro stressado

Tema: Funcionamento cerebral em condições de stress

Palestra dada por: Luisa Pinto

Descrição:
Nesta palestra pretende-se demonstar aos alunos quais as diferenças no funcionamento do cérebro em condições saudáveis e em condições de stress ou depressão.

Segunda-feira 15/03 das 15h00 às 16h00
Terça-feira 16/03 das 15h00 às 16h00
Quarta-feira 17/03 das 15h00 às 16h00

ACÇÃO ESGOTADA

Procurar novos medicamentos para doenças neurodegenerativas

Tema: As doenças do cérebro

Palestra dada por: Sara Duarte Silva

Descrição:
Nesta palestra irei abordar as estratégias terapêuticas que usamos no laboratório, usando modelos animais, para doenças neurodegenerativas, como Doença de Parkinson, Alzheimer e Machado-Joseph.

Segunda-feira 15/03 das 14h às 15h00
Terça-feira 16/03 das 14h às 15h00
Quinta-feira 18/03 das 14h às 15h00

ACÇÃO ESGOTADA

Porque morrem os neurónios?

Tema: Diferentes razões que podem levar à perda de neurónios

Palestra dada por: Margarida Castro Caldas

Entidade: iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia UL

Descrição:
Abordaremos a organização estrutural e funcional do cérebro humano e das células que o constituem, bem como a forma de comunicação entre elas. Falaremos de como morrem os neurónios no contexto de doenças neurodegenerativas (doenças de Parkinson e Alzheimer), neurológicas (acidente vascular cerebral, trauma), e ao longo do envelhecimento, focando os mecanismos celulares e moleculares envolvidos no programa de morte, bem como de possíveis estratégias terapêuticas utilizadas ou em fase de estudo. Abordaremos também aspetos relacionados com o modo como drogas afetam a comunicação entre as células nervosas e, em particular, focaremos o modo como o nosso organismo se torna dependente do uso de determinadas drogas.

Quarta-feira 17/03 das 09h00 às 10h00
Quarta-feira 17/03 das 14h00 às 15h00
Segunda-feira 15/03 das 15h00 às 16h00

ACÇÃO ESGOTADA

O que te passa pela cabeça?

Tema: Pandemia e saúde mental

Palestra dada por: Rita Aroeira

Entidade: Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa; Instituto de Farmacologia e Neurociências, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa.

Descrição:
Palestras virtuais de 20 a 30 min sobre: a estrutura e funcionamento do cérebro, drogas e o cérebro, doenças neurodegenerativas, como estudar o cérebro.

Segunda-feira 15/03 das 11h00 às 12h00
Quarta-feira 17/03 das 11h00 às 12h00
Sexta-feira 19/03 das 11h00 às 12h00

ACÇÃO ESGOTADA

Disfrutar das neurociências nas escolas

Tema: Neurociências na saúde e na doença

Palestra dada por: Adelaide Fernandes

Entidade: Research Institute for Medicines (iMed.ULisboa), Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa

Descrição:
A palestra que irá ser dadas visa alargar o conhecimento e a compreensão da população estudantil na área do cérebro e das neurociências. Assim vários aspetos irão ser focados, nomeadamente a estrutura e função das suas diferentes regiões do cérebro, as células que o constituem e suas principais funções na saúde e na doença, o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, o efeito das drogas de abuso ao nível cerebral, e quais os mais recentes avanços no estudo do cérebro, nomedamente o que se sabe do papel da pendemia e saúde mental.

Quarta-feira 17/03 das 9h00 às 10h00
Quarta-feira 17/03 das 10h00 às 11h00
Quarta-feira 17/03 das 11h00 às 12h00

ACÇÃO ESGOTADA

Como funciona a nossa memória?

Tema: Memória

Palestra dada por: Alexandra Reis

Entidade: Universidade do Algarve

Descrição:
Nesta palestra vamos explorar a memória humana e de que forma o confinamento social a pode prejudicar. Como funciona a memória? Vamos analisar os tipos de memória que parecem existir, os processos ocorrem no cérebro para que possamos aprender, armazenar e recuperar informação e onde ficam localizadas as memórias no nosso cérebro.