21 anos, Sesimbra
Área Científica: Biologia
Vencedora do “Concurso de Ideias” do Pavilhão do Conhecimento, 2020
“ Se queres seguir uma área das ciências (…) fica a dica: sê persistente! Sei que ainda há aquele estigma de termos de ser super inteligentes para seguir uma área científica mas a verdade é que a persistência é a chave! Segue aquilo que tu gostas, sê curioso e explora o mundo que te rodeia! ”
CRISTINA BRANQUINHO
EU SOU ECÓLOGA
"Gosto de interpretar os padrões da biodiversidade e entender os efeitos que as atividades humanas têm nos ecossistemas e, assim, contribuir para melhorar a nossa existência na Terra. Adoro debater com equipas com visões diferentes, não só pela partilha mas sobretudo pelo muito que se aprende. Tenho tido a oportunidade de viajar por paisagens e ecossistemas fascinantes. Mesmo caótica, a minha vida profissional é sempre cheia de surpresas e desafios."
13 anos, Torres Vedras
Área Científica: Robótica
Membro do clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Torres Vedras
“ Todos os nossos projetos no meu clube de Robótica tentam, de certa maneira, passar uma mensagem importante ou ajudar alguém! Como por exemplo o nosso projeto “All Together” que tentava passar a mensagem que juntos somos mais fortes e que a discriminação é algo que já não deveria existir! ”
ISABEL RIBEIRO
EU SOU ENGENHEIRA ROBÓTICA
"Projetar um robot é como encaixar peças de um puzzle. É integrar componentes de domínios científicos distintos para obter máquinas inteligentes postas ao serviço das pessoas em aplicações diversas, da indústria aos serviços, da medicina à exploração do espaço, do entretenimento ao apoio a idosos. É esta diversidade que me apaixona na robótica."
18 anos, Lisboa
Área Científica: Engenharia Aeronáutica
Membro da equipa vencedora do concurso CanSat Portugal, 2018
“ Recentemente eu tive oportunidade de participar num projeto da Ciência Viva, em que juntamente com uma equipa eu tive de construir um micro-satélite! Foi neste projeto que eu percebi que a área que realmente mais me apaixona é a área do Espaço. E por isso agora estou na Universidade e decidi começar a estudar Engenharia Aeronáutica. ”
ZITA MARTINS
EU SOU ASTROBIÓLOGA
"Trabalhar na área da astrobiologia é para mim um sonho tornado realidade. O estudo da origem da vida na Terra e a procura de vida fora do nosso planeta são assuntos fascinantes, que permitem viajar até aos confins do Universo e alargar as fronteiras do conhecimento."
20 anos, Braga
Área Científica: Astrofísica
Vencedora da Mostra Nacional de Ciência, 2019
" Estudar ciência e trabalhar com a ciência trouxe-me imensas oportunidades incríveis! Como a oportunidade de viajar para diferentes países e conhecer pessoas de todo o mundo. Portanto, se gostas de ciências e tecnologias como eu… segue aquilo que mais te apaixona, estuda aquilo que mais te apaixona e desperta para a ciência que te rodeia! "
ANA HENRIQUES
EU SOU FÍSICA DE PARTÍCULAS
"Desde garota que gosto de ciência. A ciência permite-me satisfazer a minha curiosidade e desafia-me a encontrar uma explicação para o desconhecido. Gosto da objectividade da ciência, que não exclui a intuição nem a crença, mas onde o essencial é encontrar um resultado reprodutível. Tenho a sorte de trabalhar no melhor laboratório do mundo de física de partículas, o CERN, e tenho o dever de não desperdiçar esse privilégio, dando o meu melhor no meu trabalho."
MARIA EDUARDA GONÇALVES
EU SOU INVESTIGADORA DE DIREITO
“Investigar é uma das atividades humanas mais exaltantes e enriquecedoras. O que me atrai na investigação é não só a possibilidade de me deixar guiar pela curiosidade das coisas mas também poder participar na procura colectiva, sempre inacabada, da compreensão da sociedade em que vivemos.”
ROSALIA VARGAS | Presidente da Ciência Viva
11 março, 2018
Entrevista à ONU News, Nova Iorque.
Oiça a entrevista Ver vídeo
DIANA FREIRE | Ciência Viva
11 março, 2020
Intervenção no painel “Igualdade em Ciência, Tecnologia e Inovação: Tendências e Desafios Globais” · Sede da Nações Unidas, Nova Iorque
Veja o video
ENGENHEIRAS EM AÇÃO
8 março de 2020
Mini-hackathon onde equipas formadas maioritariamente por raparigas - do Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia, da EB 2,3 de Vialonga, do Agrupamento de Escolas da Azambuja e da Casa Pia de Lisboa - foram desafiadas a construir e transformar objectos a partir de tralha tecnológica num verdadeiro exercício de engenho e criatividade. Iniciativa promovida pela Ciência Viva em associação à Ministra de Estado e da Presidência, ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e à Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
Saiba maisCiência Viva · Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência - 2020
Ciência Viva · Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência - 2019 - #1
Ciência Viva · Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência - 2019 - #2
Ciência Viva · Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência - 2019 - #3