Dia Internacional das Células Estaminais
Encontro com o Investigador online | Campanha dirigida ao público escolar de 12 a 14 de Outubro
A Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapias Celulares, e a Ciência Viva, associam-se à celebração do Dia Internacional das Células Estaminais, a 13 de Outubro.
Desde a sua descoberta em 1961, até ao isolamento pioneiro de células estaminais embrionárias em 1981, a clonagem da ovelha Dolly ou a derivação de células estaminais pluripotentes induzidas em 2006, as células estaminais mudaram a forma como conhecemos o corpo humano, o seu desenvolvimento, assim como as doenças que lhe estão associadas. Recentemente, a sua utilização tem sido estudada num conjunto de possíveis estratégias que permitam regenerar diferentes tecidos do corpo humano. Nesse sentido, este dia tem como objetivo discutir e apresentar os mais recentes desenvolvimentos nesta área de investigação.
A campanha online, com sessões de duração média de 60 minutos, é dirigida ao público escolar do 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensinos Secundário e Profissional. As atividades vão decorrer entre 12 e 14 de outubro e os estudantes podem inscrever-se em sessões organizadas por diferentes instituições nacionais, que abordam o estudo e aplicação das células estaminais sob diversos pontos de vista: a regeneração do coração, a busca da eterna juventude, a luta contra o cancro, a comida do futuro ou a renovação do cérebro.