
Conheça os membros da Comissão de Programa da 1ª Conferência de Literacia do Oceano

Carla Dâmaso
Licenciada em Biologia Marinha e Pescas, Mestre em Estudos Integrados dos Oceanos, vive no Faial desde 2002, onde trabalhou, na área das Pescas na Universidade dos Açores, sendo responsável por uma série de ações e publicações de divulgação científica, nomeadamente na informação ao consumidor e promoção e valorização do pescado dos Açores. Desde 2013 desenvolve um trabalho dedicado à Literacia do Oceano e Comunicação de Ciência, como educadora marinha no Centro de Ciência e Diretora do Observatório do Mar dos Açores (OMA).
Cátia Nunes
Licenciada em Biologia Marinha (UALg), mestre em Ecologia Marinha (FCUL) e em Educação e Sociedade (ISCTE). Está na ANP|WWF desde 2018, onde integrou projetos de cogestão em pescas e ciência cidadã, focando-se em processos participativos e metodologias de facilitação. Em 2019 criou e assumiu a coordenação do Programa de Educação. É uma das representantes europeias para a educação na rede global WWF, gestora de vários projetos de educação, e responsável pela cocriação do programa de liderança jovem Generation Earth Portugal.
Cláudia Faria
Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Bióloga e tem um Doutoramento em Ecologia e Biossistemática e um Doutoramento em Didática das Ciências. Tem coordenado diversos projetos de investigação relacionados com a promoção da Literacia do Oceano (LO) nas escolas, e colabora com diversas iniciativas educativas na avaliação do impacto das atividades desenvolvidas para a promoção da LO. Um dos focos do seu trabalho centra-se na promoção da literacia científica, em particular da literacia do oceano.
Cristina Veiga-Pires
Professora Associada na Universidade do Algarve, membro da direção do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA/UAlg-ARNET) e Diretora Executiva do Centro Ciência Viva do Algarve. Nascida na França, é licenciada em Geologia pela Université Paris-XI Orsay e doutorada em Ciências Ambientais pela Université du Québec à Montréal. Leciona e investiga em áreas da Oceanografia geológica (paleoceanografia, sedimentologia) e alterações climáticas (paleoclimatologia, sistemas cársticos), colaborando em projetos de adaptação às mudanças globais e literacia marinha.
Diogo Geraldes
Mestre em Biologia (FCUL) e, atualmente, é Diretor de Educação do Oceanário de Lisboa. Iniciou o seu percurso na literacia do oceano em 2010, no projeto Kit do Mar, onde foi um dos criadores do programa Escola Azul. No Oceanário de Lisboa, esteve envolvido no desenvolvimento e gestão de projetos outreach sobre o oceano e, em 2018, foi um dos responsáveis pela criação do programa Educar para uma Geração Azul. Integrou ainda a rede de Jovens Profissionais do Oceano da UNESCO e o Comité de Comunicação da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA).
Laura Guimarães
Doutorada em Ciências Biomédicas (Universidade do Porto) com trabalho desenvolvido no CNRS (França). É Investigadora Principal no CIIMAR, coordenando o grupo EcoSignal (Ecosystem Monitoring and Sustainability) e a Plataforma Tecnológica de Ecotoxicologia. É titular da Cátedra UNESCO Ocean Expert e Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Colabora também com o grupo de investigação Monitorização e Modelação da Universidade Positivo (Brasil). É membro do Grupo de Trabalho “Geração Oceano 2030” do Comité Português para a Década do Oceano.

Patrícia Conceição
Geóloga marinha e Mestre em Ciências da Terra trabalha em Literacia do Oceano desde 2018. Foi membro da Coordenação Nacional do Programa Escola Azul do Ministério da Economia e Mar em Portugal entre 2018 e fevereiro de 2023. Atualmente faz parte da equipa de comunicação e divulgação da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental como educadora marinha e colabora com o Comité Nacional para a Década do Oceano.

Raquel Costa
Geóloga Marinha com especialização em educação marinha. Fundadora da rede Escola Azul, co-coordenadora da rede All-Atlantic Blue School. Atualmente consultora da COI-Unesco para a Literacia do Oceano. Representa Portugal como Membro do Grupo de Experts de Literacia do Oceano da COI-Unesco, e membro da equipa de programa OLWA (Ocean Literacy with All) da IOC-Unesco. Paralelamente, encontra-se a terminar o doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Lisboa.

Rita Silva
Assistente de projeto na Ciência Viva, onde integra a equipa de Programação e Promoção de Ciência e Tecnologia. Licenciada em Biologia Marinha (UALg) e, atualmente, estudante do Mestrado em Comunicação de Ciência (NOVA). Trabalhou em centros de reabilitação e conservação de vida selvagem marinha no Projeto TAMAR (Brasil) e no Zeehondencentrum (Holanda). Foi responsável pelo Projeto Educação para o Meio Aquático (Associação Teia D’Impulsos) onde desenvolveu atividades de Literacia do Oceano para escolas.

Rui Santos
Licenciado em História e pós-graduado em Ciências da Informação. É secretário-geral da Associação Portuguesa de Treino de Vela - APORVELA, onde desenvolve programas de treino para jovens, gere o serviço educativo da Caravela Vera Cruz, organiza eventos com grandes veleiros e cria projetos de inclusao social e juvenil ligados ao mar.
Zara Teixeira
Bióloga e investigadora do MARE na Universidade de Coimbra. É vogal da Direção do MARE, onde coordena as Acções de Divulgação e Comunicação deste Centro de Investigação, e membro da Geração Oceano 2030, um grupo de trabalho no âmbito do Comité Nacional para a Década do Oceano. Desde 2016 tem co-coordenado projetos de investigação em Literacia do Oceano e dinamizado uma grande variedade de iniciativas nesta área, incluindo projetos com escolas e formação de professores.
Tem um projeto ou desenvolve atividades nesta área e quer participar? Venha partilhar a sua experiência!
A participação de jovens do ensino secundário e universitário será também muito bem-vinda.
Programa disponível em breve.
Após o término do prazo, as propostas serão revistas pela Comissão de Programa. Os resultados serão divulgados no dia 20 de novembro via email.
Pré-inscrições para assistir à conferência - abertas!



