Listagem de Estágios

3664. Am I under attack? What AHR bacteria talking about?

Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universiade do Porto
Responsável: Palmira Barreira da Silva
Nº Alunos: 2
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Palmira Barreira-Silva, Pedro Curto, Pedro Moura-Alves, Sérgio Marinho

Descrição: A interação entre hospedeiro e micróbio pode ser comparado a um braço de ferro, em que cada um deles constantemente se adapta às estratégias de defesa do outro. Assim como as células do hospedeiro comunicam entre si para prevenir e reagir a potenciais “ataques” dos micróbios, as bactérias também o fazem, ajustando assim adequadamente as suas respostas e mecanismos de sobrevivência de acordo com o tipo e nível de “perigo” e/ou recursos existentes. Porém, neste braço de ferro constante, ambos os lados se espiam.
O nosso grupo identificou recentemente um mecanismo pelo qual as células do hospedeiro “espiam” e “traduzem” a linguagem das bactérias, instruindo o nosso sistema imunitário a agir quando e como necessário. Esse “espião” chama-se recetor de aril hidrocarboneto (AHR) e tem a capacidade de reconhecer moléculas da “linguagem” das bactérias e acionar mecanismos de defesa de acordo com as moléculas/”palavras” a que se liga/reconhece, monitorizando assim constantemente o potencial perigo e atuando de acordo com o mesmo.
O objetivo deste projeto é perceber como é que as bactérias e o hospedeiro se espiam um ao outro e respondem de acordo com o perigo que correm.

Observações: O estágio será efetuado no grupo Immune Sensing and Signaling Dynamics (laboratório 222.S2).

Local de encontro: Porta de entrada do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto Hora: 10h da manhã