Listagem de Estágios

3200. Compostos Marinhos como alternativa ao tratamento das doenças neurodegenerativas: Um olhar sobre a doença de Parkinson

Instituição: MARE - Politécnico de Leiria
Responsável: Joana Silva
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Joana Silva, Celso Alves, Rui Pedrosa

Descrição: Sabias que a doença neurológica que mais cresce no mundo é a doença de Parkinson (DP)? Atualmente afeta mais de 6 milhões de indivíduos em todo o mundo e é esperado que este número atinga mais de 12 milhões de pessoas até 2040. O que poderá estar a desencadear este crescimento e qual a causa desta doença? A Doença de Parkinson carateriza-se pela
morte de células nervosas numa região específica do cérebro designada por substância negra. Essas células são responsáveis por produzir a dopamina, um mensageiro químico, e a sua perda desencadeia um défice nos níveis de dopamina, resultando em diversos sintomas motores, tais como tremores, rigidez e bradicinesia (lentidão de movimento). A terapêutica atual não retarda, trata ou cura a doença, apenas permite aliviar os sintomas motores. Como tal, é da máxima importância procurar e desenvolver novos agentes terapêuticos, nomeadamente a partir de organismos marinhos, como as macroalgas. O nosso grupo de investigação tem a decorrer um projeto que procura novas moléculas de origem marinha com potencial farmacológico para o tratamento da doença de Parkinson. O objetivo deste estágio é dar a conhecer os produtos naturais marinhos que podem ser utilizados como agentes neuroprotetores no tratamento desta doença neurodegenerativa. Durante o estágio, os alunos terão oportunidade de contatar com os investigadores e com diversas técnicas laboratoriais, incluindo o manuseamento e cultivo de células humanas.

Observações: Se possível trazer uma bata de laboratório.

Local de encontro: Edificio Cetemares, Politécnico de Leria, Peniche Hora: 10:00