Listagem de Estágios

3199. Do Mar para o Laboratório: potencial bioativo de produtos naturais marinhos

Instituição: MARE - Politécnico de Leiria
Responsável: Celso Alves
Nº Alunos: 2
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Alice Martins, Celso Alves, Joana Silva, Susete Pintéus

Descrição: Sabias que o ecossistema marinho alberga cerca de 1 a 2 milhões de espécies? E que destas apenas 250 000 espécies encontram-se descritas. Pois é! Na realidade conhecemos melhor a superfície da Lua do que os Oceanos que nos rodeiam, havendo ainda muito por descobrir! Os organismos marinhos vivem num ambiente bastante competitivo e exigente, constituído por comunidades complexas, as quais estabelecem estreitas relações entre si. Estas interações sujeitam os organismos a várias pressões ecológicas e físicas, como a competição pelo espaço, predação, competição, variações de pH, temperatura, pressão, entre outros, levando-os desenvolver estratégias para sobreviver neste ambiente ao longo da sua evolução. Uma dessas estratégias é produção de metabólitos secundários com estruturas químicas únicas e mecanismos de ação distintos que desempenham um papel crucial para a sua sobrevivência contra diferentes ameaças. Estes metabolitos secundários possuem diferentes atividades biológicas com elevado potencial biotecnológico e terapêutico, tais como anticancerígenas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, antifouling, entre outras, podendo contribuir para inspirar o desenvolvimento de novos produtos de valor acrescentando. No nosso laboratório estão a decorrer diversos projetos que pretendem avaliar o potencial biotecnológico destes metabolitos produzidos pelos organismos marinhos (ex: macroalgas, fungos marinhos, etc) para diferentes aplicações incluindo cosmética, antifouling e terapêutica para área do cancro e das doenças neurodegenerativas e de pele tais como a doença de Parkinson e psoríase, respetivamente. Durante o estágio, os alunos terão oportunidade de contatar com os investigadores e com diversas técnicas laboratoriais, incluindo o manuseamento e cultivo de células humanas, células microbianas e técnicas cromatográficas para isolamento e purificação de compostos naturais marinhos.

Observações: Caso possua, trazer uma bata de laboratório.

Local de encontro: MARE - Politécnico de Leiria, Edifício Cetemares, Avenida Porto de Pesca, Peniche Hora: 10:00