Listagem de Estágios

3182. Algas na Alimentação dos Portugueses- Uma realidade Im-Possível?

Instituição: MARE - Politécnico de Leiria
Responsável: Sónia Cotrim Marques
Nº Alunos: 4
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Joaquina Pinheiro. Filipa Pinto Gomes, Carmen Elias, Sónia Cotrim Marques

Descrição: Será que no Futuro próximo iremos ter algas na mesa dos Portugueses? Numa feijoada ou até mesmo num cozido à Portuguesa? Seremos capazes de identificar os sabores tradicionais da Cozinha Portuguesa num prato no qual se adicionou algas? Procuras as respostas a estas questões? Vem ter connosco e nós damos uma ajuda.
As macroalgas marinhas são algas multicelulares que podem ser agrupadas em três classes, com base na pigmentação e características morfológicas, que são Chlorophyceae (algas verdes), Rhodophyceae (algas vermelhas) e Phaeophyceae (algas castanhas). Tal como as plantas terrestres, as algas verdes têm como pigmento maioritário a clorofila responsável pela fotossíntese tendo também outros pigmentos acessórios como xantofilas e carotenoides. E as algas castanhas e vermelhas? Têm clorofilas? A que pigmentos se deve a sua cor? Quando cozinhamos estas algas a cor mantêm-se?
Durante uma semana irás enriquecer o teu conhecimento sobre as macroalgas da Costa Portuguesa, identificar um prato típico português/produto alimentar e enriquecê-lo com algas, avaliar a qualidade físico-química do produto inovador e a sua aceitação através da análise sensorial.
Os estudantes também terão a oportunidade de realizar uma saida de campo para a recolha de material biológico e realizar extratos de diferentes macroalgas para visualizar diferentes cores de pigmentos. Além disso, tanto nos extratos como nas próprias algas, serão simulados processos de confeção de alimentos, permitindo avaliar a estabilidade dos pigmentos. Com a atividade serão introduzidos conceitos de biologia, mas será a química a chave da maioria das respostas.
Esperamos por ti!