Listagem de Estágios

3159. Utilização de óleos essenciais como alternativa aos antibióticos

Instituição: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Responsável: Joana Isabel Reis Castro
Nº Alunos: 2
Data: de 17-07-2023 a 28-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Joana Castro

Descrição: O rápido desenvolvimento de agentes patogénicos resistentes aos antibióticos e a sua disseminação por todo o mundo estão entre as mais sérias ameaças para a saúde pública. Determinados óleos essenciais de plantas medicinais possuem propriedades antimicrobianas e têm sindo selecionados como potenciais fontes de novos compostos antimicrobianos. Neste sentido, aplicando técnicas de microbiologia, este tema visa estudar o efeito de determinados óleos essenciais em bactérias resistentes aos antibióticos isoladas de cães e gatos com infeção. Assim, este projeto comtempla 3 tarefas:
- Tarefa 1: Isolamento de bactérias de animais de companhia com infeções
- Tarefa 2: Realização do teste de suscetibilidade aos antibióticos nas bactérias isoladas na tarefa anterior
- Tarefa 3: Realização do teste de suscetibilidade aos óleos essenciais nas bactérias isoladas na tarefa 1

Observações: Notas importantes:
- Transporte de autocarro disponível desde a estação de Metro de Mindelo até ao INIAV (e vice-versa) para os horários pretendidos do estágio (9:00 às 16:00).
- o INIAV não tem cantina disponível, o aluno poderá trazer a sua própria marmita. Caso contrário, iremos nos responsabilizar pela alimentação do aluno.

Local de encontro: INIAV, Polo de Vairão, Vila do Conde, R. dos Lagidos, Vairão, Portugal Hora: 9:30