Listagem de Estágios

3014. As plantas e os seus hóspedes – o que nos revela o ADN?

Instituição: Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) Universidade de Évora
Responsável: Hélia Cristina Guerra Cardoso
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Hélia Cristina Guerra Cardoso Maria Catarina Campos Lénia Rodrigues Catarina Estevão

Descrição: Na presente ação os alunos irão participar nos trabalhos de biologia molecular que permitem detetar a presença de microorganismos (bactérias e fungos) que habitam diferentes espécies vegetais.
Para detetar a presença das bactérias endófitos no material vegetal os alunos irão desenvolver trabalho envolvendo técnicas de biologia molecular: i) extração de DNA dos tecidos vegetais, ii) PCR para deteção de bactérias endófitas, iii) preparação de amplicões para sequenciação SANGER, iv) e análise de sequências (BioEdit e BLASTn).
Esta ação integra os investigadores Hélia Cardoso, Catarina Campos, Lénia Rodrigues, Catarina Estevão.

Os alunos deverão trazer bata para o laboratório e um caderno. Estágio com oferta de almoço e com possibilidade de alojamento (jantar incluído para alunos que pernoitam).
Deslocação Évora-Mitra de autocarro assegurado pela instituição.
Para mais informação consulte a página do nosso grupo de investigação em http://www.icaam.uevora.pt/investigacao/Grupos-de-Investigacao/Recursos-Geneticos-e-Genomica-Funcional