Listagem de Estágios

Tecnologia

395. "Dispositivos IoT - Conceção de um protótipo"

Instituição: Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), Universidade Lusíada-Norte
Responsável: Pedro Reis Gomes
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Informática, Tecnologia, Electrónica
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Pedro Reis

Descrição: O Objetivo principal desta atividade é o desenvolvimento de interfaces, com base em tecnologias emergentes como a IoT (Internet das Coisas), para a monitorização de diferentes variáveis físicas. A conceção passa por cada um dos participantes desenvolver em laboratório uma aplicação IoT. Será selecionada uma variável física a monitorizar para cada participante: primeiro o desenvolvimento de hardware (projetar e implementar uma placa de circuito impresso) para aquisição de sinal; segundo dotar o dispositivo de comunicação WMAN (LoRa); terceiro utilizar o protocolo de comunicação para enviar os dados para o sistema de controlo remoto; quarto guardar os dados; quinto apresentar os dados; e por último imprimir em 3D o encapsulamento para todo o sistema.

Local de encontro: Universidade Lusíada Norte em Vila Nova de Famalicão Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Prof. Pedro Reis

502. "O futuro constrói-se hoje"

Instituição: INESC TEC
Responsável: Catarina Carvalho
Nº Alunos: 3 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Matemática, Informática, Tecnologia, Robótica, Electrónica, Ciências da Saúde
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): INESC TEC (institucional)

Descrição: "O futuro constrói-se hoje" é o título do estágio oferecido pelo INESC TEC. Aqui os alunos terão a oportunidade de estar em contacto direto com diferentes áreas científicas, em ambiente de laboratório, acompanhados por investigadores que mostrarão como é feito o seu trabalho. Além disso, terão acesso a módulos teórico-práticos para cada uma dessas áreas, nomeadamente:
- Robótica ("A robótica e a presença sustentável no mar")
- Redes e Veículos Elétricos ("Eficiência energética e veículos elétricos")
- Tecnologias Óticas ("Como comunicamos sem fios")
- Indústria ("Os robôs e a indústria - realidade ou ilusão")
- Interação e Jogos ("Visão Computacional: como é que os computadores aprendem a ver?")
- Microfabricação ("Explorar tecnologias de fibras óticas")
- Computação Sonora ("Como ensinar os computadores a ouvir música")
Estas atividades visam dotar os alunos de "inspiração" para, no último dia do estágio, pensar e estruturar uma ideia inovadora para o futuro. O objetivo é que consigam refletir sobre tudo que aprenderam ao longo da semana e se aventurem no lançamento de uma tecnologia que ainda não exista. Essa ideia deverá ser apresentada num pitch a um painel de avaliadores.

Local de encontro: Sede INESC TEC - Campus da FEUP, Rua Dr. Roberto Frias, 4200 - 465 Porto Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Catarina Carvalho

405. 3DTech Alive (Da digitalização 3D à impressão 3D)

Instituição: Centro de Investigação em Modelação e Optimização de Sistemas Multifuncionais (CIMOSM), Instituto Superior Engenharia de Lisboa
Responsável: Maria Amélia Ramos Loja
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Tecnologia
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Amélia Loja, José Alberto Rodrigues, Ricardo Portal, Ana Pinto, Alda Carvalho, Ana Filipa Mota

Descrição: A engenharia inversa é um domínio de elevada relevância no âmbito de um conjunto abrangente de engenharias. Neste domínio, conseguimos recolher a geometria de objectos já existentes, com recurso a diferentes técnicas, entre as quais se inclui a fotogrametria e o varrimento laser 3D. Essas características são de seguida utilizadas para a reconstrução digital do referido objecto, utilizando software vocacionado para o efeito. Com este estágio, pretendemos que os alunos se familiarizem com as diferentes etapas de um percurso muito interessante e motivador que se inicia com a aquisição de características de um objecto podendo ir até à impressão 3D.

Local de encontro: Átrio principal do ISEL Hora: 9:15:00 AM
Pessoa de contacto: Maria Amélia Ramos Loja

407. 5 dias como Engenheiro Mecânico

Responsável: Inês Barbosa
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Tecnologia
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Inês Barbosa, Ricardo Portal, André Carvalho, Amélia Loja, João Milho, Ana Filipa Mota

Descrição: A engenharia mecânica é uma engenharia de vasta aplicabilidade, desde o projeto de sistemas mecânicos às aplicações biomédicas. Neste estágio, os alunos vão poder entrar no papel de um engenheiro mecânico e realizar diferentes tarefas que lhes permitirão ficar a conhecer algumas das valências da engenharia mecânica. Desde a conceção à impressão 3D de um objeto, à construção e teste de estruturas, e ao estudo do movimento, os alunos poderão ver a engenharia mecânica de diferentes perspetivas.

Local de encontro: átrio principal do ISEL Hora: 9:15:00 AM
Pessoa de contacto: Inês Barbosa

379. A Química Orgânica na vida do dia-a-dia

Instituição: Centro de Química da Madeira (CQM), Universidade da Madeira
Responsável: Paula Castilho
Nº Alunos: 2 Anos: 11º, 12º Área: Biologia, Química, Físico-Química, Tecnologia, Ciências da Saúde, Bioquímica
Investigador(es): Paula Castilho

Descrição: As transformações que acontecem nas moléculas biológicas são muito idênticas às que podemos realizar em laboratório. Neste estágio, vamos desenvolver e documentar algumas reacções de moléculas pequenas que são representativas das reacções que acontecem nos processos vitais, usando material e equipamentos simples de uso corrente. Vamos:
- proceder à extracção de óleos essenciais de plantas através de técnicas de hidrodestilação e modificar selectivamente os componentes por forma poder identificá-los por métodos colorimétricos (mudanças de cor) ou por mudança de estado físico.
- usar testes químicos e técnicas espectroscópicas para identificar substâncias desconhecidas.
- produzir componentes de fármacos e comparar com as substâncias isoladas a partir de fármacos comerciais.
Os estagiários trabalharão em conjunto com estudantes do curso de Bioquímica

Local de encontro: Sala 0.57 do Campus Universitário da Penteada Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Helena Tomás

390. Análise granulométrica do areal da praia de Santo Amaro de Oeiras

Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Responsável: José Palmeira
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Tecnologia
Data: de 19-07-2021 a 22-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): José Palmeira

Descrição: O objectivo deste estágio é permitir ao aluno aprender a utilizar uma das muitas operações unitárias utilizadas em Engenharia Química.
A peneiração é uma operação que consiste na separação de partículas sólidas de diferentes tamanhos, através da utilização de peneiros ou crivos com diferentes aberturas de malha.
Na área de processos industriais, esta operação é utilizada para separar e caracterizar materiais sólidos, como matérias-primas ou produtos finais. Um exemplo de aplicação noutras áreas é a caracterização de solos.
O trabalho a desenvolver, envolve o planeamento e recolha de um conjunto de amostras de areia de uma praia da região de Lisboa. As amostras serão levadas para o laboratório onde serão caracterizadas individualmente através de operações de peneiração.
Os alunos aprenderão ainda a utilizar algumas ferramentas estatísticas no tratamento dos resultados.
A localização dos pontos de recolha das amostras permitirá concluir sobre variações de granulometria ao longo da linha de costa e em função da distância à linha de água.

Local de encontro: Átrio principal do ISEL - Junto da Cantina Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: José Palmeira

422. Aprender com Robótica

Instituição: Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Paulo Leitao
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Física, Físico-Química, Informática, Tecnologia, Robótica, Electrónica
Investigador(es): Paulo Leitao

Descrição: Esta atividade pretende disseminar a aprendizagem de robótica móvel e autónoma usando plataformas educacionais, motivando os alunos para a assimilação de diversos tópicos, como sejam a matemática, física, eletrónica e computação.
Cada aluno terá que construir dois robôs móveis e autónomos e programá-los devidamente para executar algumas tarefas, como seguir uma pista marcada no chão, resolver um pequeno labirinto, jogar futebol e programar um robô humanoide a caminhar e reagir a sons e movimentos. As plataformas educacionais a utilizar no estágio serão o Lego MindStorms NXT e EV3.

Local de encontro: CeDRI Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Paulo Leitao

383. Aromas & Essências

Instituição: Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), Instituto Superior de Engenharia do Porto
Responsável: Manuela Garrido
Nº Alunos: 2 Anos: 9º, 10º, 11º Área: Química, Físico-Química, Tecnologia
Investigador(es): E. Manuela Garrido

Descrição: Os aromatizantes são compostos naturais ou artificiais que dão cheiro e sabor característico aos produtos comestíveis (alimentos industrializados) e odor aos produtos não comestíveis (cosméticos, aromatizador de ambientes, etc.). Os aromas estão diretamente ligados às memórias e às emoções e por isso são criados de modo a valorizar e personalizar cada um dos produtos a desenvolver. O processo criativo de um aroma envolve tecnologia, investigação, conhecimento científico, mas acima de tudo sensibilidade.
Os ésteres são substâncias orgânicas frequentemente encontradas na natureza, e desempenham um papel importante na indústria farmacêutica, de perfumes, de polímeros, de cosméticos e estão presentes na composição de produtos alimentícios para realçar e imitar sabores e aromas. Neste estágio científico propomos-te que descubras novos aspetos ligados ao uso e investigação de aromas. Poderás trabalhar nos nossos laboratórios e descobrir por ti mesmo que a química é uma ciência central por detrás do sabor e cheiro do mundo que nos rodeia.

Local de encontro: Instituto Superior de Engenharia do Porto - Átrio do edifício H Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Manuela Garrido

367. Bebidas à base de leguminosas

Instituição: Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: Carla Margarida Pinheiro Cardoso Duarte
Nº Alunos: 4 Anos: 10º, 11º, 12º, 9º Área: Agronomia, Qualidade e Segurança Alimentar, Química, Tecnologia
Investigador(es): Carla Margarida Pinheiro Cardoso Duarte

Descrição: 26 Julho – Manhã: em sala. Contextualização do projecto Legumilk – Desenvolvimento de bebidas alternativas ao leite com base em leguminosas portuguesas (PTDC_BAA_AGR_28370_2017). Composição nutricional das sementes de tremoço e de grão de bico, em estudo. Explicação sobre os efeitos da tecnologia na funcionalidade das sementes: absorção de água, remoção de antinutrientes, activação de componentes bioactivos com impacto na saúde_ sobre a viscosidade das bebidas que devem ser idênticas ao leite de vaca, estabilidade e tempo de prateleira das bebidas. Tarde: visita aos laboratórios e demonstração dos principais métodos de determinação). Indicação de que terão de apresentar no último dia, 1 a 2 páginas no máximo, relatando o que aprenderam neste pequeno estágio e fazer uma apresentação oral ao grupo em 5 minutos.
27 e 28 Julho - Produção de bebidas à base de leguminosas portuguesas (grão-de-bico e de tremoço): demolha de sementes, cozedura, moenda, produção da bebida, pasteurização e refrigeração – 2 dias de acompanhamento das diferentes actividades.
29 Julho - Manhã: Provas sensoriais de bebidas comerciais à base de plantas: soja, amêndoa, arroz, aveia. Sensibilização para a rotulagem e tabelas nutricionais apresentadas nas embalagens. Tarde: Preparação de diferentes bebidas a partir das duas bebidas fabricadas previamente: adição de polpas de fruta e especiarias (canela e baunilha).
30 Julho - Manhã: Prova e seriação das bebidas por ordem de preferência, com preenchimento de uma folha de prova para lhes apresentar a importância da avaliação sensorial em desenvolvimento de produto alimentar. Tarde: apresentações de cada um ao grupo e discussão dos benefícios e falhas da actividade, aproveitando para introduzir as noções de melhoria continua, autoavaliação, follow up, etc.

Observações: N/A

Local de encontro: Departamento de Ciências e Engenharia de Biossistemas (DCEB)Edifício Ferreira Lapa 1ºpiso, Tapada da Ajuda1349-017 Lisboa, Portugal Hora: 10:30:00 AM
Pessoa de contacto: Carla Margarida Pinheiro Cardoso Duarte

463. Circuitos de Electrónica

Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Isabel Ferreira
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Tecnologia, Electrónica, Engenharia de Materiais
Investigador(es): Joana Vaz Pinto

Descrição: Não seria fantástico se conseguíssemos desenvolver eletrónica em membranas flexíveis que se pudessem acomodar ao nosso corpo? Não é só imaginação, aliás todos os dias damos passos nessa direção e aqui no CENIMAT trabalhamos em materiais e dispositivos para tornar o sonho realidade! Convidamos-te por isso neste estágio a projetar e produzir um circuito de eletrónica flexível, usando diferentes componentes como condensadores, resistências e circuitos integrados. Irás ter a oportunidade de desenhar o circuito usando softwares próprios, transferir o desenho primeiro para placas de PCB rígidas e depois para substratos flexíveis usando técnicas de fotolitografia, soldar os componentes, e testar o circuito.

Observações: Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h. Este estágio resulta de atividades de investigação associadas a projetos que estão a decorrer neste momento, sendo uma excelente oportunidade de poder interagir com o que se faz de Ciência no DCM.

Pessoa de contacto: Joana Vaz Pinto

440. Como morrem as nossas células?

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Cecília Rodrigues
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Biologia, Química, Ciências da Saúde, Tecnologia, Ciências da Saúde, Bioquímica
Investigador(es): Cecília Rodrigues

Descrição: Parte das nossas células vai morrendo, ao longo da vida, porque a vida é impossível sem a morte... Algumas células morrem com o envelhecimento, mas outras morrem em qualquer idade e por motivos diferentes: na sequência de uma doença, por exposição a agentes tóxicos físicos, químicos ou biológicos, ou simplesmente porque deixaram de ser necessárias ou passaram a ser indesejáveis. Curiosamente, há células que resistem à morte, tornando a vida impossível...
Mas, como morrem as células? E o que as impede de morrer? Será possível reprogramar e reconduzir as células para a vida ou para a morte? Este estágio proporciona a integração dos alunos numa equipa de investigação, execução de experiências simples, visitas a laboratórios, sempre acompanhados por investigadores que procuram diariamente respostas para estas, e outras, perguntas.

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Adelaide Fernandes

432. Composição Musical

Instituição: Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Mário Cardoso
Nº Alunos: 5 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Informática, Tecnologia, Electrónica, Artes
Investigador(es): Mário Cardoso

Descrição: Se a tecnologia, a música e criação são a tua paixão, então este Curso de Verão será a oportunidade para aprender a desenvolver projetos na área da composição musical, com particular incidência na música eletrónica e produção musical. Este curso visa proporcionar ao formando os conhecimentos e as competências necessárias e operacionais no âmbito da composição e programação sonora/musical. Nas sessões de trabalho serão utilizados o Max/Msp e o Logic Pro e outros materiais complementares.

Local de encontro: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Mário Cardoso

543. Compostagem de bagaço de azeitona

Instituição: Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa Faculdade de Ciências e Tecnologia (MEtRICs), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Ana Luísa Fernando
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º, 9º Área: Agronomia, Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências da Saúde, Ciências do ambiente, Físico-Química, Indústria Alimentar, Química, Tecnologia
Data: de 12-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Luisa Fernando

Descrição: O bagaço de azeitona e um sub-produto/resíduo obtido na produção de azeite e representa um problema ambiental devido à quantidade de compostos fenólicos e outros. A compostagem deste sub-produto in natura ou em mistura com outros sub-produtos pode resultar na sua valorização.
Neste estágio terás oportunidade de analisar a composição do bagaço compostado. Nos diferentes produtos de compostagem que estão a ser produzidos serão realizadas análises ao pH, condutividade, carbono orgânico, fenóis totais, azoto, fósforo, nitratos, fosfatos, azoto amoniacal, entre outros, com o apoio de diferentes alunos de mestrado e doutoramento.
Todas as condições de segurança e de distanciamento estão asseguradas.
É oferecido o almoço

Local de encontro: lab 145, edificio departamental, FCT NOVA, Campus Caparica Hora: 10:15:00
Pessoa de contacto: Ana Luisa Fernando

396. Construção de Dashboard Web [monitorização de equipamentos] - Programação Web e Base de Dados

Responsável: Ricardo André Pereira Freitas
Nº Alunos: 3 Anos: 11º, 12º Área: Informática, Tecnologia
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Ricardo André Pereira Freitas

Descrição: Elaboração de um Dashboard Web para monitorização de equipamentos (através de IP). Envolve Programação Web e Base de Dados. Criação de um servidor Web para alojar o Dashboard.
Linguagens e teconologias:
* Servidor Web - Apache;
* Programação Web: PHP;
* Base de Dados: MySQL.

Local de encontro: Universidade Lusíada Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Professor Ricardo Freitas

404. Construção e Controlo de Drones

Instituição: Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Responsável: Pedro Torres
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Física, Físico-Química, Matemática, Informática, Tecnologia, Robótica, Electrónica
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Pedro Torres

Descrição: A robótica é uma área fundamental de desenvolvimento científico e tecnológico que está cada vez mais presente em tudo aquilo que nos rodeia. A par do desenvolvimento da robótica móvel, têm emergido no mercado diversos tipos de aeronaves autónomas, também conhecidas por Drones. Estas aeronaves podem ser utilizadas para actividades mais lúdicas e entretenimento, como podem ser muito úteis para aplicações comerciais, como filmagens aéreas, inspecção e identificação, transporte de objectos, entre outros.
O objectivo deste curso é proporcionar aos alunos mais jovens a oportunidade de construir um Drone de raiz, perceber a sua construção mecânica, a componente electrónica associada e todo o processo de controlo de voo. De uma forma simples, os alunos constroem o seu Drone e programam-no para voar em forma de teleoperação ou autónoma. Assim os alunos são estimulados a aprender fazendo.

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia do IPCB Hora: 2:00:00 PM
Pessoa de contacto: Pedro Torres

531. Converter o telemóvel num microscópio 3D

Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Responsável: tmcorreia@ualg.pt
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Física, Tecnologia
Data: de 02-08-2021 a 13-08-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Teresa Matias Correia

Descrição: _Neste estágio vais aprender como funcionam os microscópios 3D e como são usados em investigação na área da biologia marinha e biomedicina. A principal tarefa vai ser montar um microscópico que usa o telemóvel para gerar imagens em 3D de objetos transparentes, como peixinhos, berlindes ou gomas. Mais especificamente os objetivos são:

1. Aprender sobre diferentes técnicas de imagiologia, como por exemplo tomografia axial computorizada e tomografia ótica.

2. Aprender como funcionam as técnicas de tomografia e como se geram imagens a partir de fotografias tiradas à volta de objetos.

3. Participar numa demostração ao vivo em que vamos usar um microscópio 3D topo de gama para aprender como funciona, para que serve e que tipo de imagens podemos ver.

4. Montar o nosso microscópio 3D. Vamos precisar de uma luz e de um telemóvel para tirar fotografias!

5. Aprender no laboratório como se preparam as amostras transparentes que usamos para ver com microscópios 3D.

6. Tirar MUITAS fotografias às nossas amostras, berlindes e gomas.

7. Aprender e ver na prática como usamos programas de computadores para gerar as imagens 3D a partir das fotografias._

Local de encontro: À porta do CCMAR, Edifício 7, Campus Gambelas, Faro Hora: 10:00:00
Pessoa de contacto: Teresa Matias Correia

481. Da experimentação à simulação: aerodinâmica

Instituição: Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Responsável: Armando da Assunção Soares
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Física, Tecnologia, Robótica, Electrónica
Investigador(es): Armando Soares; Marco Naia; Liliana Caramelo

Descrição: O estágio consiste na demonstração e automatização de uma experiência de engenharia, e na validação de um modelo computacional do fenómeno observado. Com esta experiência pretende-se o caracterizar os campos de velocidade e de pressão em torno de objetos aerodinâmicos. Os estagiários irão lidar com conceitos de dinâmica de fluidos, eletrónica e informática/programação. A automatização é feita com recurso a placas de arduino.
As simulações computacionais são realizadas nos computadores pessoais dos alunos.

Local de encontro: UTAD ECT-Dep. Física (Gab.3.24) Hora: 11:30:00 AM
Pessoa de contacto: Armando Soares

480. Da experimentação à simulação: Eletromecânica

Responsável: Armando da Assunção Soares
Investigador(es): Armando Soares; Marco Naia; Adelaide Andrade

Descrição: O estágio consiste na demonstração e automatização de uma experiência de engenharia, e na validação de um modelo computacional do fenómeno observado. A experiência consiste na automatização do escoamento de água num circuito fechado. Os estagiários irão lidar com conceitos de Mecânica, eletrónica e informática/programação. A automatização é feita com recurso a placas de arduino.

Local de encontro: UTAD ECT-Dep. Física (Gab. 3.24) Hora: 11:30:00 AM
Pessoa de contacto: Armando Soares

478. Da pesquisa de georrecursos à sua caracterização e produção

Instituição: Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias (GeoBioTec) - FCT NOVA
Responsável: Carlos Galhano
Nº Alunos: 8 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Biologia, Química, Físico-Química, Matemática, Geologia, Tecnologia, Agronomia, Bioquímica
Investigador(es): Carlos Galhano

Descrição: No âmbito de investigações em curso e de atividades do Departamento de Ciências da Terra (FCT NOVA), propõe-se o acompanhamento de trabalhos relativos ao percurso que os georrecursos como as águas, os minerais ou as rochas seguem desde a fase inicial de avaliação de uma área potencial no terreno, passando pela fase de amostragem e ensaios de laboratório para caracterizar a sua qualidade, culminando na modelação, respetiva exploração e transformação. Assim, os estagiários irão acompanhar um levantamento de terreno com mapas, aprender a executar ensaios de laboratório, bem como procedimentos básicos de interpretação e modelação com recurso a ferramentas de tecnologias de informação e observar aspetos da extração desses materiais essenciais ao nosso desenvolvimento sustentado.

Observações: O estágio inclui o almoço para todos os participantes bem como eventuais saídas de campo.

Local de encontro: Departamento de Ciências da Terra da FCT NOVA no Campus de Caparica Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Carlos Galhano

403. Descobrir o Nicola Tesla e as suas invenções

Responsável: Rogério Pais Dionísio
Nº Alunos: 4 Anos: Área: Físico-Química, Informática, Tecnologia, Electrónica
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Rogério Pais Dionísio

Descrição: O estágio tem como mote o inventor Nicola Tesla, e pretende desmistificar algumas das suas descobertas tecnológicas. As atividades desenvolvem-se em torno de três temas:

1 - O Eletromagnetimo desmistificado!
- Construção de um eletroíman
- Experiências com transformadores, e o princípio da indução mútua
- Experiências com bobines de Tesla.

2 - As ondas eletromagnéticas em ação!
- Princípio das comunicações sem fios: Rádios AM e FM
- Até onde chega um sinal de rádio? Experiências ao ar livre para estimativa do alcance do sinal rádio.

3 - A luz como meio de comunicação!
- Como funciona uma fibra ótica?
- Transmissão de sinais sonoros com fibra ótica

As experiências e atividades serão desenvolvidas no exterior ou no laboratório, usando equipamento de medidas (multímetro, osciloscópio) e de geração de sinais elétricos (corrente contínua e alternada) adequados para a faixa etária dos estagiários.

Local de encontro: Em frente à Escola Superior de Tecnologia, Avenida do Empresário, 6000-767 Castelo Branco Hora: 10:30:00 AM
Pessoa de contacto: Rogério Dionísio

423. Desenvolvimento de Exterior Lights panel para cockpit Airbus A320

Responsável: José Augusto Carvalho
Nº Alunos: 2 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Matemática, Tecnologia, Electrónica
Investigador(es): José Augusto Carvalho

Descrição: O estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo do Exterior Lights Panel, integração no cockpit A320 desenvolvido no Instituto Politécnico de Bragança. A implementação do protótipo será efetuado num microcontrolador PIC da Microchip, suportando as funções de comando das iluminação: do trem de aterragem, pista, asas, beacon, strobe, nav&logo. Assim, como, o comando de arranque da Auxiliary Power Unity (APU). Os testes serão efetuados aos comados dos A320 do cockpit do IPB no qual os estagiários terão a pilotar.

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: José Augusto Carvalho

465. Desenvolvimento de nanopartículas magnéticas à base de quitosano para aplicações médicas

Responsável: Isabel Ferreira
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Química, Tecnologia, Ciências da Saúde, Engenharia de Materiais
Investigador(es): Paula Soares

Descrição: O desenvolvimento de materiais baseados em nanopartículas magnéticas pode abrir uma janela para uma nova metodologia do tratamento do cancro. As vantagens dos nanotransportadores derivam das propriedades únicas resultantes do seu tamanho. Os nanomateriais, quando comparados com materiais de maiores dimensões, têm características únicas que são, em grande parte, o resultado de uma elevada razão área de superfície/volume.
Há atualmente um interesse significativo na conceção de novos sistemas de administração de fármacos com o objetivo de se alcançar uma administração localizada e direcionada. Nanopartículas superparamagnéticas que demonstrem uma alta magnetização e uma boa biocompatibilidade, são de particular interesse como condutores magnéticos de fármacos direcionadas para hipertermia, administração controlada de drogas e como agentes de contraste em ressonância magnética.
O objetivo principal deste projeto é a produção de nanopartículas, à base de magnetite e de quitosano, com potencial para aplicação em sistemas de libertação de fármacos e no tratamento do cancro. Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h.

Pessoa de contacto: Paula Soares

466. E se aplicarmos teias magnéticas em medicina?

Investigador(es): João Paulo Borges

Descrição: O uso potencial de nanofibras em aplicações na área da saúde é variado: implantes para engenharia de tecidos, veículos para libertação controlada de fármacos, em diagnóstico e instrumentação, tecidos protetores contra agentes ambientais ou infeciosos nos hospitais, entre outros. Nanofibras de polímeros (o que são?!) biocompatíveis e biodegradáveis têm sido usadas como substratos para tecidos de vasos sanguíneos, cartilagem, osso, nervos ou para recobrimento de feridas. A grande vantagem das nanofibras em aplicações em medicina regenerativa/Engenharia de Tecidos (o que significa?!) reside, fundamentalmente, nas elevadas razão área superficial/volume e permeabilidade.

Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h.

Pessoa de contacto: João Paulo Borges

452. Impressão 3D - uma ferramenta científica e tecnológica

Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Tecnologia, Engenharia de Materiais
Investigador(es): Isabel Ferreira

Descrição: O estágio pretende dar a conhecer as possibilidades da impressão 3D como uma ferramenta que permite fazer qualquer objeto desde os mais complicados como ossos, células, casas, carros, aos mais simples brinquedos ou elementos estéticos como anéis, colares, etc. Esta é uma ferramenta de produção de objetos que tem tido uma expansão vertiginosa nos últimos anos, revelando-se muito versátil, porque permite imprimir objetos com desenhos mais complexos ou mais simples. No estágio, aprendem a utilizar o software de desenho e respetiva impressão, tomarão contacto com as diferentes tecnologias de impressão 3D e ainda com os desenvolvimentos tecnológicos realizados no laboratório nesta área.

Pessoa de contacto: Isabel Ferreira

413. Introdução aos Biossinais (INBIO-1)

Instituição: Instituto de Telecomunicações (IT)
Responsável: Hugo Plácido da Silva
Nº Alunos: 4 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Física, Matemática, Informática, Tecnologia, Robótica, Electrónica, Ciências da Saúde
Investigador(es): Hugo Plácido da Silva

Descrição: Este estágio pretende fazer uma introdução aos biosinais, instrumentação biomédica e telecomunicações. Corresponde a 30 horas (3 de manhã e 3 de tarde durante 5 dias). As manhãs são dedicadas a apresentações em grupo, visitas a laboratórios e sessões experimentais. Durante as tardes os estagiários vão dedicar-se a montar "kits" de aquisição de biossinais e experimentar sensores biomédicos em primeira mão. Os estagiários vão ter contacto com as técnicas de fabrico e teste de circuitos impressos, soldar os componentes dos "kits", fabricar alguns dos componentes a utilizar e testar os circuitos no final. O programa de apresentações em grupo englobarão: introdução à engenharia biomédica, fisiologia de sistemas, sinais e sistemas, fundamentos de instrumentação biomédica, inteligência artificial, comunicações em rede e Internet, comunicações móveis, codificação e análise de vídeo, e transmissão de energia sem fios.

Local de encontro: Átrio da Torre Norte do IST Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Hugo Plácido da Silva

414. Introdução aos Biossinais (INBIO-2)

Instituição: Instituto de Telecomunicações (IT)
Responsável: afred@lx.it.pt
Investigador(es): Ana Luisa Nobre Fred

Local de encontro: Átrio da Torre Norte do IST Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Hugo Plácido da Silva

397. Mix-Reality: Interligando Robots Reais e Mundos Virtuais 3D

Instituição: Intelligent Sensing and Ubiquitous Systems (ISUS), Universidade Fernando Pessoa
Responsável: Rui S. Moreira
Nº Alunos: 8 Anos: 10º, 11º, 12º, 9º Área: Física, Matemática, Informática, Tecnologia, Robótica, Electrónica
Investigador(es): Rui S. Moreira

Descrição: Nesta actividade os alunos terão oportunidade de construir e programar Robots reais e interligá-los com mundos virtuais 3D. Em concreto o estágio permitirá: i) montar Robots (que batizamos de Farruscos) com recurso a sensores e actuadores e módulos de controlo Arduino e Raspberry Pi; ii) programar os Robots para desenvolverem diversas atividades autonomas (e.g. seguir linhas, paredes, pessoas, etc.) iii) criar uma réplica do Lab ISUS e respectivos Avatars dos Robots em 3D (opensimulator); por fim iv) ligar os movimentos dos Robot virtuais 3D aos Robots reais, mimificando as suas acções nos dois mundos.

Observações: A realização do estágio estará dependente da aquisição de 4 kits robóticos.

Local de encontro: Em frente ao edifício da Reitoria da UFP (entrada pelo portão principal, no topo do jardim de Arca D'Água) Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Rui S. Moreira

406. Modelação Digital 3D - MD3D

Responsável: José Alberto Rodrigues
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Matemática, Informática, Tecnologia
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): José Alberto Rodrigues, Amélia Loja, André Carvalho, Ana Pinto, Ana Filipa Mota

Descrição: A modelação digital 3D traduz-se na construção de um modelo tridimensional,
com recurso a um software baseado em modelos matemáticos de representação.
A modelação 3D tem vindo a evoluir significativamente nas últimas décadas,
o que permite trabalhar a forma tridimensional, quer na criação de novos objetos,
quer na reprodução de objetos existentes, o designado procedimento de engenharia inversa.
Estes progressos beneficiam as indústrias que trabalham no contexto de digitalização de objetos, impressão 3D, e visualizações foto-realistas de modelos digitais,
ou até mesmo a Animação 3D e Efeitos Visuais para Cinema.
Neste estágio acompanharemos os processos desde a reprodução/criação de modelos até à sua impressão 3D.

Local de encontro: Átrio do edifício P (edifício principal) Hora: 9:15:00 AM
Pessoa de contacto: Prof José Alberto Rodrigues

426. Modelização de sistemas de conversão de energia

Responsável: Ângela Paula Ferreira
Nº Alunos: 2 Anos: 11º, 12º Área: Tecnologia
Investigador(es): Ângela Ferreira

Descrição: Os sistemas de conversão de energia envolvem tipicamente a conversão de energia mecânica em elétrica e vice-versa, recorrendo a dispositivos denominados de máquinas elétricas. Estas máquinas devem ser eficientes e, cumulativamente, otimizadas para a utilização reduzida de matérias primas críticas como o disprósio, o neodímio, o cobre, etc. Simultaneamente, e de modo a reduzir a dependência de economias com práticas concorrenciais desleais, é necessário orientar o projeto para a reutilização dos materiais antes de os reciclar.
Neste contexto, as atividades do estágio estão orientadas para que os estudantes interajam com ferramentas de modelização de dispositivos de conversão de energia baseadas em técnicas de elementos finitos. Adicionalmente, estão previstas atividades laboratoriais em que será possível interagir com sistemas de conversão de energia e avaliar as grandezas elétricas e eficiência dos sistemas.

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Ângela Ferreira

464. Nanocelulose imita carapaça de escravelho em sistemas para anti-falsificação

Nº Alunos: 4 Anos: 12º Área: Química, Tecnologia, Engenharia de Materiais
Investigador(es): Susete Fernandes

Descrição: A falsificação de documentos e bens é hoje um problema mundial que coloca em risco a economia, mas principalmente a nossa saúde e de forma constante são necessárias desenvolver novas soluções que combatam os avanços da criminalidade.
Se olhares para a Natureza vês exemplos interessantes de cores estruturais, que derivam da interação da luz com a estrutura. Um excelente exemplo é a carapaça de alguns escaravelhos que mostram coloração viva que se altera com o ângulo de visão. Podemos pensar em usar estas estruturas similares para aplicar como elementos de anti-falsificação.
Os nanocristais de celulose, extraídos de plantas um polímero renovável e biodegradável, quando dispersos em água, auto-organizam-se em sistemas líquido cristalinos. Ao retirarmos água obtemos filmes coloridos.
Atualmente estamos a estudar o uso de estruturas fotónicas derivadas de nanocristais de celulose para utilizar em sistemas de anti-falsificação.
Para demonstrares isto irás preparar as dispersões de celulose nanocristalina em água e produzir as estruturas fotónicas. Depois irás autenticar as mesmas com recurso a microscópio e filtros de luz. Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h.

Pessoa de contacto: Susete Fernandes

382. Naturalmente... Limão

Responsável: Jorge Garrido
Nº Alunos: 2 Anos: 9º, 10º, 11º Área: Química, Físico-Química, Tecnologia
Investigador(es): Jorge Garrido

Descrição: A natureza sempre despertou na humanidade um fascínio encantador não só pelos recursos oferecidos para a alimentação humana como também por ser responsável pela obtenção da maioria das substâncias orgânicas conhecidas e usadas atualmente. A relação entre o homem e as plantas foi muito estreita ao longo do desenvolvimento de quase todas as civilizações.
Para além de alimentos, muitas plantas e frutos produzem/possuem produtos orgânicos de alto valor económico (óleos, resinas, borracha, gomas, cera, corantes, aromas, etc.). Neste estágio científico propomos-te que descubras novos aspetos ligados ao uso, aplicação e investigação de produtos naturais. Poderás trabalhar nos nossos laboratórios e descobrir por ti mesmo como se obtém o ácido cítrico, uma das substâncias mais utilizadas pela indústria alimentar e de bebidas, a partir do limão.

Pessoa de contacto: Jorge Garrido

369. Produção de embalagens biodegradáveis para produtos alimentares

Responsável: Vitor Manuel Delgado Alves
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Biologia, Bioquímica, Indústria Alimentar, Química, Tecnologia
Investigador(es): Vitor Manuel Delgado Alves

Descrição: O estágio é constituído pelas seguintes etapas:
1 - Introdução acerca dos materiais biodegradáveis utilizados para a produção de embalagens para alimentos, entre os quais se encontram os biopolímeros
2 - Produção das embalagens
3 - Aplicação das embalagens para embalar produtos alimentares
4 - Utilização de materiais que permitem produzir embalagens comestíveis (de fácil reprodução a nível doméstico)

Observações: N/A

Local de encontro: Instituto Supeior de Agronomia, Edifício Ferreira Lapa, Gabinete 1.3 Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Prof. Vítor Alves

371. Produção de maioneses vegan

Responsável: Sara Simões
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º, 9º Área: Físico-Química, Indústria Alimentar, Tecnologia
Investigador(es): Sara Simões/ Anabela Raymundo

Descrição: Este estágio, inserido no projeto CleanLabel+, tem como objetivo dar a conhecer aos alunos o fundamento da produção de emulsões alimentares, nomeadamente maioneses. Tendo em conta as tendências do setor agro-alimentar, nomeadamente a sustentabilidade e a alimentação plant-based, faz todo o sentido reformular a maionese, um produto muito apreciado pelo consumidor comum, mas que apresenta pelo menos um ingrediente de origem animal, o ovo. Para além de produzir e caracterizar maioneses sem ovo (substituindo-o por proteínas vegetais), estas vão ainda ser adicionadas de produtos fermentados e/ou microalgas, ingredientes que introduzem valor nutricional mas também capacidade de conservação.

Observações: Os alunos devem trazer bata.

Local de encontro: Edifício Principal do Instituto Superior de Agronomia Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Anabela Raymundo

372. Que espécies de heras existem em Portugal e para que servem? Uma pequena viagem pela botânica, biologia, paisagismo e horticultura ornamental

Responsável: Pedro Talhinhas
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º Área: Biologia, Tecnologia
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Pedro Talhinhas

Descrição: Durante este estágio dedicaremos atenção às plantas trepadeiras heras como forma de permitir contacto com abordagens do âmbito da Botânica, Biologia Molecular, Arquitetura Paisagista, Coberturas Verdes e Horticultura Ornamental. O estágio decorrerá no Instituto Superior de Agronomia (ISA), na Tapada da Ajuda (Alcântara, Lisboa), contando também com saídas de campo.
2ª-feira. Trabalho de campo. Prospeção e colheita de plantas de hera em visita a realizar à Serra de Sintra com recurso a georreferenciação e caracterização ecológica.
3ª-feira. Visita ao Jardim Botânico da Ajuda (o mais antigo de Lisboa) e propagação do material vegetal. Utilização de heras em revestimento de paredes.
4ª-feira. ISA. Identificação das amostras colhidas recorrendo à observação de tricomas e à determinação do tamanho de genoma por citometria de fluxo. Extração de ADN e quantificação por eletroforese.
5ª-feira. ISA. Amplificação do ADN usando a Reação em Cadeia da Polimerase para genes com interesse filogenético e sequenciação.
6ª-feira. ISA. Análise dos resultados. Que espécies de hera ocorrem em Portugal? Como as distinguir, preservar e utilizar? Como extrapolar estes conhecimentos para outras situações?

Local de encontro: Instituto Superior de Agronomia (Tapada da Ajuda, sita na Calçada da Tapada, em Alcântara, Lisboa), portão principal Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Pedro Talhinhas

476. Radiação ionizante - medição e monitorização

Instituição: Centro de Engenharia Mecânica Materiais e Processos (CEMMPRE), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Responsável: Marco Paulo Duarte Naia
Nº Alunos: 2 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Física, Matemática, Geologia, Tecnologia, Ciências da Saúde
Investigador(es): Marco Paulo Duarte Naia e Armando Soares

Descrição: O trabalho de estágio tem como principal objetivo mostrar aos estudantes a deteção experimental da radiação ionizante e como o fenómeno faz parte do ambiente onde vivemos.
As atividades dos alunos consistirão no seguinte:
a) apresentação do detetor Geiger-Müller e realização de uma experiência algumas experiências sobre a radioatividade em ambiente laboratorial;
b) desenvolvimento de modelos para descrição quantitativa dos resultados experimentais;
c) comparação resultados obtidos com modelos teóricos propostos na literatura;
d) medição da taxas de contagens em vários pontos do campus para construção de um mapa da radiação ambiente;
e) construção do mapa e discussão sobre as semelhanças/diferença dos ambientes monitorizados

Observações: Estágio com oferta de almoço e com possibilidade de alojamento para alguns candidatos (jantar incluído).

Local de encontro: Departamento de Física da UTAD : Polo II da ECT no Campus de Quinta de Prados Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Marco Paulo Duarte Naia

394. Remoção de poluentes de efluentes industriais por membranas poliméricas de acetato de celulose

Responsável: Luís Miguel Minhalma
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Biologia, Física, Química, Físico-Química, Tecnologia
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Tarde
Investigador(es): Luís Miguel Minhalma, Ana Sofia Figueiro

Descrição: O estágio pretende dar a conhecer as Operações de Membranas, nomeadamente a operação de Ultrafiltração (UF), que são tecnologias inovadoras utilizadas no tratamento de efluentes industriais e que permitem tornar os processos industriais mais "limpos".
O estágio terá cinco componentes: 1) descrição dos processos de membranas, sua classificação e possíveis aplicações, 2) preparação de membranas de UF no laboratório, 3) caracterização dessas mesmas membranas e 4) aplicação das membranas de UF no tratamento de águas residuais provenientes da indústria do processamento da cortiça, tendo em vista a remoção de poluentes e 5) análise das diferentes correntes geradas no processo em termos de condutividade, carbono orgânico total (COT) e cor.
No final do estágio os alunos realizam um poster, onde apresentam os resultados obtidos.

Local de encontro: Laboratório de Engenharia do Ambiente Hora: 2:00:00 PM
Pessoa de contacto: Miguel Minhalma

401. Revolucionando a saúde: descobrir soluções criadas por doentes

Instituição: Patient Innovation
Responsável: Maria João Jacinto
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Biologia, Tecnologia, Ciências da Saúde
Data: de 09-08-2021 a 20-08-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Pedro Oliveira, Helena Canhão, Maria João Jacinto, Carolina Piedade, Margarida Oliveira

Descrição: O estágio consistirá na pesquisa de novas soluções desenvolvidas por doentes e cuidadores para resolverem problemas associados à condição de saúde que enfrentam, através de pesquisa online e outros meios de comunicação. Essas soluções serão introduzidas na base de dados do projeto, e os estagiários contribuirão com inputs para optimizar o desenvolvimento da base de dados com o intuito de facilitar a análise de dados para investigação.

Local de encontro: Sala 2.11 do edifício amarelo do CEDOC, Rua do Instituto Bacteriológico, no 5, 1150-190 Lisbon, Portugal Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Carolina Piedade

453. Ser Cientista Social em Tempos de Pandemia

Instituição: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), Instituto Universitário de Lisboa
Responsável: Sofia Rocha
Nº Alunos: 4 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Biologia, Física, Química, Físico-Química, Matemática, Informática, Geologia, Tecnologia, Robótica, Sociologia
Investigador(es): Sofia Rocha

Descrição: O estágio organizado pelo CIES-Iscte pretende proporcionar o contacto com um centro de investigação em ciências sociais - os seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias - e a forma como se têm adaptado à atual crise pandémica.

Os estagiários serão integrados em equipas de investigação com projetos em curso sobre diversas temáticas, experimentando diferentes técnicas de recolha e tratamento de dados, bem como distintas formas de apresentação e divulgação dos resultados científicos.

Pretende-se que os estagiários experimentem as diversas atividades inerentes à pesquisa em ciências sociais, sob a orientação de equipas de investigadores do Centro.

Ao longo do estágio, para além da apresentação do Centro e do contexto universitário envolvente, procurar-se-á proporcionar uma noção prática e diversificada do que é a investigação em ciências sociais, assim como desmistificar a imagem e conceito de cientista.

Local de encontro: Gabinete do CIES-Iscte Sala 2W10, Edifício Sedas Nunes, Iscte- Instituto Universitário de Lisboa, Av. das Forças Armadas. 1649-026 Lisboa (Portugal) Hora: 11:00:00 AM
Pessoa de contacto: Sofia Rocha

393. Síntese de bioplásticos produzidos com polímeros naturais

Responsável: Ana Catarina Cardoso de Sousa
Nº Alunos: 4 Anos: 11º Área: Química, Físico-Química, Tecnologia
Investigador(es): Ana Catarina Cardoso de Sousa

Descrição: Este trabalho tem como objetivo a produção de diferentes bioplásticos obtidos a partir de amido e gelatina, ambas substâncias com origem em fontes renováveis. Como agentes plastificantes serão utilizados o glicerol e o óleo de girassol, materiais biodegradáveis e de baixa toxicidade. Os filmes produzidos serão analisados e comparados entre si no que se refere à maleabilidade e resistência.

Local de encontro: Laboratório de Química Inorgânica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Ana Catarina Sousa

477. TSF - Transmissão sem fios

Responsável: Marco Paulo Duarte Naia
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Física, Matemática, Tecnologia, Electrónica
Investigador(es): Marco Paulo Duarte Naia e Armando Soares

Descrição: O trabalho de estágio tem como principal objetivo montar a experiência de Hetz de transmissão de um sinal elétrico à distância
As atividades dos alunos consistirão no seguinte:
a) experiência em ambiente laboratorial com circuitos oscilatórios;
b) utilização do osciloscópio;
c) circuitos com condensadores;
d) circuitos com bobinas, ;
e) montagem da experiência de Hertz.

Observações: Estágio com oferta de almoço , com possibilidade de alojamento para alguns candidatos (jantar incluído).

Local de encontro: Departamento de Física da UTAD. Polo da ECT no Campus da Quinta de Prados. Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Marco Paulo Duarte Naia

462. Um ecrã de cristal líquido LCD feito por ti

Investigador(es): Joana Vaz Pinto

Descrição: Certamente já te perguntaste como serão feitos o ecrã do teu telemóvel, computador ou televisão. E se durante esta semana pudesses abrir estes mostradores (dos mais antigos aos mais recentes) e ver que está lá dentro, descobrir como funcionam e o que está por detrás de cada ponto das imagens que vês? Melhor ainda, que tal se pudesses desenhar e fabricar o teu próprio mostrador de cristal líquido? E já agora porque não fazer um flexível? É o que te convidamos a fazer neste estágio!

Neste estágio iremos abrir mostradores de cristal líquido, inspecioná-los mais a fundo usando um microscópio ótico, construir um mostrador de raiz usando técnicas de padronização como a fotolitografia, e iremos no final caracterizá-lo para determinar o tempo de resposta.

Pessoa de contacto: Joana Vaz Pinto