Listagem de Estágios

Indústria Alimentar

543. Compostagem de bagaço de azeitona

Instituição: Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa Faculdade de Ciências e Tecnologia (MEtRICs), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Ana Luísa Fernando
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º, 9º Área: Agronomia, Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências da Saúde, Ciências do ambiente, Físico-Química, Indústria Alimentar, Química, Tecnologia
Data: de 12-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Luisa Fernando

Descrição: O bagaço de azeitona e um sub-produto/resíduo obtido na produção de azeite e representa um problema ambiental devido à quantidade de compostos fenólicos e outros. A compostagem deste sub-produto in natura ou em mistura com outros sub-produtos pode resultar na sua valorização.
Neste estágio terás oportunidade de analisar a composição do bagaço compostado. Nos diferentes produtos de compostagem que estão a ser produzidos serão realizadas análises ao pH, condutividade, carbono orgânico, fenóis totais, azoto, fósforo, nitratos, fosfatos, azoto amoniacal, entre outros, com o apoio de diferentes alunos de mestrado e doutoramento.
Todas as condições de segurança e de distanciamento estão asseguradas.
É oferecido o almoço

Local de encontro: lab 145, edificio departamental, FCT NOVA, Campus Caparica Hora: 10:15:00
Pessoa de contacto: Ana Luisa Fernando

369. Produção de embalagens biodegradáveis para produtos alimentares

Instituição: Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: Vitor Manuel Delgado Alves
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Biologia, Bioquímica, Indústria Alimentar, Química, Tecnologia
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Vitor Manuel Delgado Alves

Descrição: O estágio é constituído pelas seguintes etapas:
1 - Introdução acerca dos materiais biodegradáveis utilizados para a produção de embalagens para alimentos, entre os quais se encontram os biopolímeros
2 - Produção das embalagens
3 - Aplicação das embalagens para embalar produtos alimentares
4 - Utilização de materiais que permitem produzir embalagens comestíveis (de fácil reprodução a nível doméstico)

Observações: N/A

Local de encontro: Instituto Supeior de Agronomia, Edifício Ferreira Lapa, Gabinete 1.3 Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Prof. Vítor Alves

371. Produção de maioneses vegan

Responsável: Sara Simões
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º, 9º Área: Físico-Química, Indústria Alimentar, Tecnologia
Data: de 26-07-2021 a 30-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Sara Simões/ Anabela Raymundo

Descrição: Este estágio, inserido no projeto CleanLabel+, tem como objetivo dar a conhecer aos alunos o fundamento da produção de emulsões alimentares, nomeadamente maioneses. Tendo em conta as tendências do setor agro-alimentar, nomeadamente a sustentabilidade e a alimentação plant-based, faz todo o sentido reformular a maionese, um produto muito apreciado pelo consumidor comum, mas que apresenta pelo menos um ingrediente de origem animal, o ovo. Para além de produzir e caracterizar maioneses sem ovo (substituindo-o por proteínas vegetais), estas vão ainda ser adicionadas de produtos fermentados e/ou microalgas, ingredientes que introduzem valor nutricional mas também capacidade de conservação.

Observações: Os alunos devem trazer bata.

Local de encontro: Edifício Principal do Instituto Superior de Agronomia Hora: 10:00:00 AM