Listagem de Estágios

Responsável: Sandra Correia
Nº Alunos: 3 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Sandra Correia

Descrição: Sabias que as plantas respiram, comunicam, têm memória, reproduzem-se e adaptam-se ao ambiente em que se encontram de formas extraordinárias?
E sabias também que a célula vegetal é o centro coordenador de todas essas atividades através da regulação da expressão de genes?
Desde células "estaminais", com capacidade de darem origem a novas plantas completas, até células que são autênticas "biofábricas", com capacidade de produzir inúmeros compostos úteis para a planta, para os ecossistemas e para o ser humano, a diversidade de funções que as células vegetais podem desempenhar é imensa!
Vem conhecer essa diversidade e perceber como funciona a regulação dos genes nas células vegetais!
Com a equipa do Laboratório de Biotecnologia Vegetal do Centro de Ecologia Funcional poderás fazer culturas celulares e de tecidos, clonar plantas, extrair DNA e RNA e analisar a regulação de genes.
Conhecer melhor as plantas irá permitir-te não só aprofundar o conhecimento da vida em geral, mas também conhecer ferramentas biotecnológicas que permitem combater a fome e a subnutrição, prevenir e curar doenças, preservar o ambiente, gerar novas fontes de energia e contribuir para o nosso bem estar.

Local de encontro: Lab de Biotecnologia Vegetal do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (Ed S Bento), Calçada Martim de Freitas, 3000-456 Coimbra Hora: 9:00:00 AM