Listagem de Estágios

472. Química e Saúde: a descoberta de candidatos a novos antibióticos para aplicação em têxteis inteligentes!


Instituição: Centro de Química (CQUM), Universidade Minho
Responsável: Alice Maria Esteves Dias
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Alice Maria Esteves Dias


Descrição: Na sociedade atual, a área da Saúde tem sido quase exclusivamente associada à Medicina e o contributo da Química tem sido praticamente ignorado por todos. No entanto, o sucesso dos Médicos no tratamento das doenças depende estritamente dos medicamentos e estes são, na verdade, desenvolvidos e produzidos por Químicos, uma vez que só os Químicos sabem preparar as moléculas necessárias para o desenvolvimento de um novo medicamento.
Nas últimas duas décadas, o problema das infeções provocadas por microorganismos patogénicos está a converter-se de novo numa das prioridades da comunidade científica, devido incidência das infeções sistémicas e ao contínuo aparecimento de estirpes multi-resistentes à terapêutica disponível.
No nosso grupo de investigação, estão a ser desenvolvidas moléculas inovadoras como candidatos a novos antibióticos para aplicação em têxteis inteligentes a serem utilizados na área biomédica, uma vez que demonstraram uma potente atividade antimicrobiana em agentes patogénicos com relevância clínica . Neste âmbito, o aluno vai participar na síntese e caracterização de moléculas para avaliação da atividade antimicrobiana.

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Escola de Ciências, Departamento de Química Hora: 9:15:00 AM
Pessoa de contacto: Prof. Alice Dias

Estágio já em curso / terminado