Listagem de Est√°gios

471. Mal√°ria: em busca do medicamento eficaz


Instituição: Centro de Química (CQUM), Universidade Minho
Respons√°vel: Maria Alice Carvalho
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, Qu√≠mica Medicinal
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Maria Alice Carvalho


Descri√ß√£o: A mal√°ria √© uma das doen√ßas mais devastadoras e mortais em todo o mundo que √© transmitida pela picada de um mosquito. De acordo com o √ļltimo relat√≥rio da Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde, em 2019, cerca de metade da popula√ß√£o mundial estava em risco de infe√ß√£o por mal√°ria, foram estimados 229 milh√Ķes de novos casos e perto de meio milh√£o de mortes.
As terapias atualmente utilizadas para o tratamento da malária estão falhando devido ao desenvolvimento de resistência dos parasitas aos medicamentos. Assim, novos medicamentos são urgentemente necessários.
No nosso grupo de investigação está em curso um projeto para desenvolver novos medicamentos para a malária. Os trabalhos já efetuados permitiram identificar uma nova família de compostos com elevada atividade contra o parasita responsável pela doença e que se mostra promissora para criar novos medicamentos que sejam eficazes contra a malária.
Neste projeto pretende-se que o aluno participe no processo de criação de um novo potencial anti malárico cuja estrutura química foi inspirada em análogos ativos. Além da síntese será efetuada a caraterização da amostra por métodos analíticos e espetroscópicos.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Campus de Gualtar em frente ao CPII Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Maria Alice Carvalho

Est√°gio j√° em curso / terminado