Listagem de Estágios

469. Descoberta de novos anticancerígenos aplicando metodologias inovadoras: Screening farmacológico virtual


Instituição: Centro de Química (CQUM), Universidade Minho
Responsável: Maria Alice Carvalho
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Alice Carvalho


Descrição: O cancro continua a ser uma doença devastadora, para a qual a comunidade científica ainda não encontrou solução. Apesar de haver um número significativo de medicamentos anticancerígenos, atualmente continua a haver alguns tipos de cancro para os quais não há tratamento. Por outro lado, os medicamentos em uso apresentam muitos efeitos secundários que causam enorme desconforto ao paciente durante o tratamento.
Num futuro próximo a situação será particularmente grave pois a Organização Mundial de Saúde prevê um aumento de número de novos casos de cancro de 70%. Para a resolução do problema a descoberta de novos fármacos, mais eficazes e seletivos, é fundamental.
No nosso laboratório está em desenvolvimento um projeto de descoberta de novos anticancerígenos aplicando algumas metodologias recentes de descoberta de fármacos.
Neste projeto pretende-se que o aluno participe no processo de criação de um novo potencial anticancerígeno que foi desenhado para interatuar com um alvo biológico específico envolvido no cancro. Além da síntese será efetuada a caraterização da amostra por métodos analíticos e espetroscópicos.

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Gualtar em frente ao CPII Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Maria Alice Carvalho

Estágio já em curso / terminado