Listagem de Estágios

465. Desenvolvimento de nanopartículas magnéticas à base de quitosano para aplicações médicas

Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Rita Branquinho
Nº Alunos: 4 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Paula Soares

Descrição: O desenvolvimento de materiais baseados em nanopartículas magnéticas pode abrir uma janela para uma nova metodologia do tratamento do cancro. As vantagens dos nanotransportadores derivam das propriedades únicas resultantes do seu tamanho. Os nanomateriais, quando comparados com materiais de maiores dimensões, têm características únicas que são, em grande parte, o resultado de uma elevada razão área de superfície/volume.
Há atualmente um interesse significativo na conceção de novos sistemas de administração de fármacos com o objetivo de se alcançar uma administração localizada e direcionada. Nanopartículas superparamagnéticas que demonstrem uma alta magnetização e uma boa biocompatibilidade, são de particular interesse como condutores magnéticos de fármacos direcionadas para hipertermia, administração controlada de drogas e como agentes de contraste em ressonância magnética.
O objetivo principal deste projeto é a produção de nanopartículas, à base de magnetite e de quitosano, com potencial para aplicação em sistemas de libertação de fármacos e no tratamento do cancro. Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h.

Observações: Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h.
Este estágio resulta de atividades de investigação associadas a projetos que estão a decorrer neste momento, sendo uma excelente oportunidade de poder interagir com o que se faz de Ciência no DCM.

Local de encontro: Porta principal do Edifício II - DCM Hora: 10:00:00 AM