Listagem de Estágios

464. Nanocelulose imita carapaça de escravelho em sistemas para anti-falsificação


Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Rita Branquinho
Nº Alunos: 4 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Susete Fernandes


Descrição: A falsificação de documentos e bens é hoje um problema mundial que coloca em risco a economia, mas principalmente a nossa saúde e de forma constante são necessárias desenvolver novas soluções que combatam os avanços da criminalidade.
Se olhares para a Natureza vês exemplos interessantes de cores estruturais, que derivam da interação da luz com a estrutura. Um excelente exemplo é a carapaça de alguns escaravelhos que mostram coloração viva que se altera com o ângulo de visão. Podemos pensar em usar estas estruturas similares para aplicar como elementos de anti-falsificação.
Os nanocristais de celulose, extraídos de plantas um polímero renovável e biodegradável, quando dispersos em água, auto-organizam-se em sistemas líquido cristalinos. Ao retirarmos água obtemos filmes coloridos.
Atualmente estamos a estudar o uso de estruturas fotónicas derivadas de nanocristais de celulose para utilizar em sistemas de anti-falsificação.
Para demonstrares isto irás preparar as dispersões de celulose nanocristalina em água e produzir as estruturas fotónicas. Depois irás autenticar as mesmas com recurso a microscópio e filtros de luz. Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h.

Observações: Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h. Este estágio resulta de atividades de investigação associadas a projetos que estão a decorrer neste momento, sendo uma excelente oportunidade de poder interagir com o que se faz de Ciência no DCM.

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Porta principal do Edifício II - DCM Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Susete Fernandes

Estágio já em curso / terminado