Listagem de Est√°gios

464. Nanocelulose imita carapaça de escravelho em sistemas para anti-falsificação

Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Respons√°vel: Isabel Ferreira
N¬ļ Alunos: 4 Anos: 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, Tecnologia, Engenharia de Materiais
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Susete Fernandes

Descri√ß√£o: A falsifica√ß√£o de documentos e bens √© hoje um problema mundial que coloca em risco a economia, mas principalmente a nossa sa√ļde e de forma constante s√£o necess√°rias desenvolver novas solu√ß√Ķes que combatam os avan√ßos da criminalidade.
Se olhares para a Natureza v√™s exemplos interessantes de cores estruturais, que derivam da intera√ß√£o da luz com a estrutura. Um excelente exemplo √© a carapa√ßa de alguns escaravelhos que mostram colora√ß√£o viva que se altera com o √Ęngulo de vis√£o. Podemos pensar em usar estas estruturas similares para aplicar como elementos de anti-falsifica√ß√£o.
Os nanocristais de celulose, extraídos de plantas um polímero renovável e biodegradável, quando dispersos em água, auto-organizam-se em sistemas líquido cristalinos. Ao retirarmos água obtemos filmes coloridos.
Atualmente estamos a estudar o uso de estruturas fotónicas derivadas de nanocristais de celulose para utilizar em sistemas de anti-falsificação.
Para demonstrares isto ir√°s preparar as dispers√Ķes de celulose nanocristalina em √°gua e produzir as estruturas fot√≥nicas. Depois ir√°s autenticar as mesmas com recurso a microsc√≥pio e filtros de luz. Este est√°gio decorre todos os dias das 10:00h √†s 17:00h.

Observa√ß√Ķes: Este est√°gio decorre todos os dias das 10:00h √†s 17:00h. Este est√°gio resulta de atividades de investiga√ß√£o associadas a projetos que est√£o a decorrer neste momento, sendo uma excelente oportunidade de poder interagir com o que se faz de Ci√™ncia no DCM.

1¬ļ Dia de Est√°gio