Listagem de Estágios

462. Um ecrã de cristal líquido LCD feito por ti


Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Isabel Ferreira
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Tecnologia, Electrónica, Engenharia de Materiais
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Joana Vaz Pinto


Descrição: Certamente já te perguntaste como serão feitos o ecrã do teu telemóvel, computador ou televisão. E se durante esta semana pudesses abrir estes mostradores (dos mais antigos aos mais recentes) e ver que está lá dentro, descobrir como funcionam e o que está por detrás de cada ponto das imagens que vês? Melhor ainda, que tal se pudesses desenhar e fabricar o teu próprio mostrador de cristal líquido? E já agora porque não fazer um flexível? É o que te convidamos a fazer neste estágio!

Neste estágio iremos abrir mostradores de cristal líquido, inspecioná-los mais a fundo usando um microscópio ótico, construir um mostrador de raiz usando técnicas de padronização como a fotolitografia, e iremos no final caracterizá-lo para determinar o tempo de resposta.

Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h. Este estágio resulta de atividades de investigação associadas a projetos que estão a decorrer neste momento, sendo uma excelente oportunidade de poder interagir com o que se faz de Ciência no DCM.

Observações: Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h. Este estágio resulta de atividades de investigação associadas a projetos que estão a decorrer neste momento, sendo uma excelente oportunidade de poder interagir com o que se faz de Ciência no DCM.

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Porta principal do Edifício II - DCM Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Joana Vaz Pinto

Estágio já em curso / terminado