Listagem de Estágios

436. Hipotálamo: o ninja do cérebro contra-ataca o envelhecimento

Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra
Responsável: Célia Alexandra Aveleira
Nº Alunos: 1 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Célia Aveleira

Descrição: O envelhecimento é um processo complexo, caracterizado pela perda progressiva de funções fisiológicas, e é considerado como o principal fator de risco para várias patologias, como diabetes, cancro, distúrbios do sono e doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
Evidências recentes mostram que o hipotálamo, uma região cerebral, tem um papel determinante no processo de envelhecimento. O hipotálamo, através de neurónios que detetam e integram sinais periféricos e centrais, coordena funções vitais como desenvolvimento, reprodução, ritmo circadiano, sono, metabolismo e função endócrina. Assim, o declínio na função destes neurónios induzido pelo envelhecimento pode afetar muitas funções fisiológicas. Neste sentido, o nosso grupo de investigação em Neuroendocrinologia e Envelhecimento está focado em entender os mecanismos moleculares subjacentes ao envelhecimento e como o hipotálamo regula o envelhecimento com o objetivo final de encontrar novos biomarcadores e alvos terapêuticos para promover o envelhecimento "saudável". Para este fim, usamos modelos experimentais in vitro e in vivo de envelhecimento humano e uma combinação de técnicas moleculares, celulares e bioinformáticas.

Observações: Este estágio vai ser realizado em colaboração com a Prof. Cláudia Cavadas e Doutora Ana Rita Álvaro.

Local de encontro: Estátua de Dom Dinis Polo 1 da Universidade de Coimbra Coimbra Hora: 9:00:00 AM