Listagem de Estágios

434. Estudo do eixo mitocôndria-inflamação na Doença de Parkinson

Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra
Responsável: Ana Raquel Fernandes Esteves
Nº Alunos: 1 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Raquel Fernandes Esteves

Descrição: A Doença de Parkinson afecta mais de 5 milhões de pessoas no mundo. Patologicamente caracteriza-se pela morte de neurónios dopaminergicos na substantia migra e pela acumulação de agregados proteicos denominados corpos de Lewy compostos maioritariamente pela proteína alfa-sinucleína. Ao nível da célula, a Doença de Parkinson caracteriza-se por uma disfunção mitocôndrial com défice de ATP que poderá levar à activação da imunidade inata, aumentando a neuroinflamação e culminado na morte dos neurónios.
Neste estágio de verão vamos avaliar se a exposição a um indutor clássico de inflamação (LPS) desencadeia as marcas patológicas da Doença de Parkinson. Para tal vamos utilizar um modelo celular de microglia e culturas primárias de ratinho tratadas com LPS. Após a exposição ao LPS vamos avaliar os seguintes parâmetros:
- os níveis de várias proteínas marcadoras da doença como a alfa-sinucleína pela técnica Western Blotting;
- os níveis de citocinas pro-inflamatórias por Kits de Elisa por espectrofotometria;
- função mitocondrial através da medição do potencial de membrana por fluorimetria, assim como a morfologia mitocondrial por imunocitoquímica.

Local de encontro: Estátua de Dom Dinis Polo 1 da Universidade de Coimbra Coimbra Hora: 9:00:00 AM