Listagem de Estágios

374. Os microrganismos em medicina e as implicações em saúde. Uma abordagem One Health

Instituição: Departamento de Ciências Veterinárias, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Responsável: Prof. Patricia Poeta
Nº Alunos: 5 Anos: Área:
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Patrícia Poeta, Carla Miranda, Isabel Carvalho, Vanessa Silva, Adriana Silva, Telma Sousa, Carolina Sousa

Descrição: Pretendemos que o aluno fique com a noção que o estudo da Microbiologia engloba a bacteriologia (micoplasmas, riquétsias, clamídias, bactérias), a micologia (bolores e leveduras), a virologia (vírus, viróides e virusóides), os priões, a protozoologia e a ficologia (algas). De seguida, serão referidas as características dos sistemas vivos como o metabolismo, a reprodução, a diferenciação, a comunicação, o movimento e a evolução. Abordaremos a importância dos microrganismos na agricultura, assim como na produção animal, dando exemplos. Na alimentação, os microrganismos são importantes nos alimentos fermentados, como aditivos alimentares. A sua importância no meio ambiente traduz-se nos biocarborantes, na biorremediação e na biolixiviação enquanto em medicina, o interesse dos microrganismos insere-se na descoberta de novas doenças, na prevenção e tratamento. Por fim, é de todo o interesse que o aluno entenda o papel dos microrganismos na biotecnologia. Para isto, falaremos da importância dos organismos geneticamente modificados, da obtenção de produtos farmacêuticos como a insulina e outras proteínas humanas e na terapia génica de determinadas doenças. A relação de cooperação dos jovens investigadores com os doutorandos e mestrandos, durante a semana de trabalhos laboratoriais, permitirá um primeiro contacto com a componente prática de investigação e ainda a troca de experiências a nível cultural permitindo aos estudantes conhecer a cidade de Vila Real, seus costumes, monumentos e atividades culturais.

Observações: Necessário o uso de bata