Andreas Mogensen
A caminho da Estação Espacial Internacional
Andreas Mogensen tem uma forte ligação a Portugal. Em 2018 foi o orador da Conferência de Natal, esteve com as crianças da Escola Ciência Viva no Pavilhão do Conhecimento e deu uma palestra na Escola Secundária D. Dinis, em Marvila.
A sua mais recente interação com o Pavilhão do Conhecimento aconteceu no âmbito da ESA Space Adventure: Missão Lua , que reuniu cerca de 80 jovens para uma autêntica aventura lunar. Re(Veja) a conversa dos participantes com o astronauta, aqui .
É uma das sete personalidades do documentário O Sentido da Vida, realizado por Miguel Gonçalves Mendes. Ao longo de cinco anos, o filme acompanha os treinos de Andreas em várias instalações: NASA, Agência Japonesa de Exploração Espacial (JAXA) e Agência Espacial Europeia (ESA), para a preparação da sua primeira viagem ao Espaço. As filmagens completam-se agora com a nova missão de Andreas Mogensen como comandante da ISS.
De origem dinamarquesa, Andreas Mogensen deu à sua missão o nome de Huginn, um dos corvos que o deus nórdico Odin largava todos os dias para lhe trazer informação sobre o mundo – tal como “os astronautas são exploradores que viajam no espaço para trazer informação e expandir o nosso conhecimento sobre o mundo que nos rodeia” (Andreas Mogensen).