Com o QR Code plante cravos em qualquer lugar e partilhe-os virtualmente.

A CIÊNCIA SAIU À RUA NUM DIA ASSIM...

Inspirada em Zeca Afonso, esta frase reveste-se agora de alegria, vida e futuro! Esta é a campanha da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica para assinalar o 50.º aniversário do 25 de Abril. 

Em 1970, 26% da população portuguesa não sabia ler nem escrever. Atualmente, essa realidade afeta 3% dos portugueses. Nos anos 70, apenas 1% da população com mais de 20 anos tinha ensino superior completo; hoje, 45% dos adultos entre 30 e 34 anos têm curso superior.

Os progressos na educação foram particularmente significativos para as mulheres, que têm uma presença cada vez maior nas universidades. Representavam cerca de 10% dos 86 doutoramentos atribuídos em 1975 e hoje representam mais de 50% dos cerca de 2300 doutoramentos anuais.  

Nos anos que se seguiram ao 25 de Abril, as publicações científicas nacionais citadas no estrangeiro rondavam as 200, e em 1974 foram concedidas 5 patentes. Em 2023, as publicações científicas eram mais de 20 mil e o número de patentes ultrapassava os 150. 

Participe nas atividades da Rede de Centros Ciência Viva partilhadas nesta plataforma. 

Plante cravos em qualquer lugar e partilhe-os virtualmente usando o QR Code. Esta aplicação de realidade aumentada foi desenvolvida pelo artista Leonel Moura. Basta apontar a câmara do telemóvel para qualquer ponto à escolha para fazer "crescer" estas flores de forte simbolismo.

 

A ciência saiu à rua num dia assim... na semana de 20 a 26 de maio

Nesta semana destacamos iniciativas sobre o 25 de Abril a decorrer no Museu do Côa! 

Assista à conferência, no dia 22, sobre a « batalha » que suspendeu a construção de uma barragem para salvar as gravuras e que resultou na criação do Museu do Côa e do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Também neste dia, o artista plástico Ricardo Dobrões comecará a pintar um mural com o lema « A Liberdade, Sem Medos » e convida a comunidade escolar, local e turistas a colaborar na sua concretização!