Com o QR Code plante cravos em qualquer lugar e partilhe-os virtualmente.

A CIÊNCIA SAIU À RUA NUM DIA ASSIM...

Inspirada em Zeca Afonso, esta frase reveste-se agora de alegria, vida e futuro! Esta é a campanha da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica para assinalar o 50.º aniversário do 25 de Abril. 

Em 1970, 26% da população portuguesa não sabia ler nem escrever. Atualmente, essa realidade afeta 3% dos portugueses. Nos anos 70, apenas 1% da população com mais de 20 anos tinha ensino superior completo; hoje, 45% dos adultos entre 30 e 34 anos têm curso superior.

Os progressos na educação foram particularmente significativos para as mulheres, que têm uma presença cada vez maior nas universidades. Representavam cerca de 10% dos 86 doutoramentos atribuídos em 1975 e hoje representam mais de 50% dos cerca de 2300 doutoramentos anuais.  

Nos anos que se seguiram ao 25 de Abril, as publicações científicas nacionais citadas no estrangeiro rondavam as 200, e em 1974 foram concedidas 5 patentes. Em 2023, as publicações científicas eram mais de 20 mil e o número de patentes ultrapassava os 150. 

Participe nas atividades da Rede de Centros Ciência Viva partilhadas nesta plataforma. 

Plante cravos em qualquer lugar e partilhe-os virtualmente usando o QR Code. Esta aplicação de realidade aumentada foi desenvolvida pelo artista Leonel Moura. Basta apontar a câmara do telemóvel para qualquer ponto à escolha para fazer "crescer" estas flores de forte simbolismo.

 

A ciência saiu à rua num dia assim... na semana de 29 de abril a 5 de maio

Nesta semana destacamos iniciativas sobre o 25 de Abril que decorrem nos Açores, Lagos e Figueira de Castelo Rodrigo! 

Em Lagos, a partir do dia 29, os visitantes são desafiados a decifrar mensagens que foram codificadas pelos alunos do cidade. A "Liberdade em Código" está presente no Centro de Ciência Viva de Lagos e aguarda a sua visita.

Viajamos agora para os Açores, onde a Oficina "Cravos em Movimento" disponível esta semana convida o público a construir autómatos. 

Por fim, a Plataforma de Ciência Aberta convida-o a participar na construção de uma exposição coletiva sobre as paisagens de Figueira de Castelo de Rodrigo dos últimos 50 anos. Junte-se a esta iniciativa e aproveite o convívio programado para dia 3 de maio às 17h30. Saiba mais aqui