Palestras disponíveis para as escolas de 14 a 22 de Março

Programa em atualização

Inscreva-se já




De:
Até:

Criar medicamentos inteligentes para tratar doenças no cérebro

ID: 1487

Os alimentos e medicamentos que consumimos, após serem ingeridos, vão ser modificados em nutrientes e pequenas moléculas, que possibilitam que entrem na circulação sanguínea. A circulação sanguínea, ou sangue, é o que vai levar estes nutrientes e moléculas a todas as partes do corpo humano, permitindo-nos ter energia e ter saúde para a as atividades do dia a dia.
É fácil para estes nutrientes e moléculas chegarem aos músculos e outros órgãos, mas, a sua entrada no cérebro não é tão simples. O cérebro tem um papel muito importante para todas as nossas ações: movimento, pensamento entre tantas outras, por isso precisa de estar mais protegido do que os outros órgãos. Tem ossos cranianos, que o protegem contra embates, e tem, também, uma barreira de células para limitar o que entra no cérebro, vindo do sangue. As células que formam esta barreira protegem contra substancias toxicas e bactérias/vírus, mantendo o cérebro saudável.
Porém, às vezes, alguns vírus e células doentes (células de cancro) conseguem atravessar a barreira, fazendo com que o cérebro fique doente. Para poder tratar estas doenças no cérebro, é preciso criar medicamentos inteligentes que consigam passar a barreira sem a danificar. Nesta sessão, vamos falar de alguns projetos neste âmbito que desenvolvemos no nosso laboratório.

_A data e hora da sessão são indicativas e podem ser ajustadas junto das escolas._

Instituição: Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes - iMM

Investigador(a): Vera Neves

Disponibilidade Geográfica: Lisboa, preferencia por freguesias de Benfica,São Domingos de Benfica, Alvalade

Datas:

17-03-2022 10:00 - Presencial - Inscrições Encerradas

17-03-2022 14:00 - Presencial - Inscrições Encerradas

18-03-2022 14:00 - Presencial - Inscrições Encerradas