Listagem de Estágios

3203. O papel dos genes na resposta das plantas aos stresses ambientais

Instituição: Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) Universidade de Évora
Responsável: Catarina Campos
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Catarina Campos, Lénia Rodrigues, Hélia Cardoso, Valeriya Ustymenko

Descrição: Durante o seu ciclo de vida as plantas são expostas a diversos fatores de stresse. No entanto, as plantas têm capacidade para ajustar as suas funções fisiológicas e moleculares para se adaptarem a condições ambientais adversas. A ativação (expressão) diferencial de certos genes pode contribuir para essa adaptação.
Nesta ação os alunos irão verificar, a nível de transcrição de genes envolvidos no stresse oxidativo, o efeito de temperaturas extremas em sementes de ervilha. Para tal, realizar-se-á a extração de RNA dos tecidos vegetais, a síntese do cDNA e a análise da expressão dos genes por RT-PCR. Os alunos irão também realizar um ensaio de germinação e observar o efeito destas temperaturas ao nível da viabilidade da semente.
Esta ação integra investigadores do laboratório de Biologia Molecular: Lénia Rodrigues, Hélia Cardoso, Catarina Campos.

Local de encontro: Universidade de Évora, Pólo da Mitra, Laboratório de Biologia Molecular Hora: 10h00