Listagem de Estágios


1697. 3DTech Alive 2022


Instituição: Centro de Investigação em Modelação e Optimização de Sistemas Multifuncionais (CIMOSM), Instituto Superior Engenharia de Lisboa
Responsável: Maria Amélia Ramos Loja
Nº Alunos: 4
Anos:
Área:
Data: de 27-06-2022 a 01-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Amélia Loja Afonso Leite Alda Carvalho Ana Pinto Ivo Bragança José Alberto Rodrigues Ricardo Portal


Descrição: As tecnologias associadas à obtenção da geometria tridimensional de um objecto existente e à sua possível replicação apresentam uma importância crescente em múltiplas áreas da Engenharia.
Este estágio pretende ilustrar esta realidade, começando por fazer uma viagem por diferentes áreas da Engenharia Mecânica em que a Engenharia Inversa pode ter um papel muito importante.
Os estagiários terão assim, oportunidade de se envolverem em tarefas de iniciação à Engenharia Inversa no âmbito do varrimento laser e reconstrução de superfícies, bem como da modelação 3D e da replicação de objectos por impressão 3D. Serão também sensibilizados para a importância da Matemática na Engenharia através de aplicações lúdicas.

Observações: 3DTech Alive 2022 - Estágio de Iniciação a Tarefas de Investigação e de Engenharia Inversa no âmbito da Engenharia Mecânica

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio não disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Átrio principal do ISEL - No primeiro dia, os estagiários deverão dirigir-se ao átrio principal do ISEL pelas 9h15, onde o responsável do estágio os esperará. Os estagiários serão previamente contactados no sentido de lhes transmitir informações mais detalhadas. Hora: 9h15
Pessoa de contacto: Amélia Loja

Esta iniciativa já não aceita candidaturas


1791. A abordagem STEAM na descoberta da cidade de Bragança


Instituição: Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Maria Cristina do Espírito Santo Martins
Nº Alunos: 5
Anos:
Área:
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Cristina Martins Patrícia Teixeira


Descrição: A abordagem STEAM é a sigla para Ciência, Matemática, Engenharia, Artes e Matemática. As tarefas a realizar, durante o Estágio, permitirão desenvolver capacidades transversais matemáticas e gerais: resolução de problemas, pensamento computacional, robótica, poder de argumentação, pensamento crítico, autonomia, o trabalho colaborativo. Também não faltará o exercício físico. As tarefas terão contextos reais, desafiantes e abertos a múltiplos caminhos de resolução. A integração de saberes será um objetivo primordial deste estágio, pois só assim vemos a abordagem STEAM.

Observações: A articulação da abordagem STEAM e a descoberta da cidade de Bragança é um foco essencial deste estágio.

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1º Dia de Estágio

Local de encontro: Centro de investigação em Educação Básica, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9:30
Pessoa de contacto: Cristina Martins, Patrícia Teixeira

Estágio já em curso / terminado

1685. A matemática do comportamento humano durante uma epidemia


Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: Paula Patrício
Nº Alunos: 5
Anos:
Área:
Data: de 04-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Tarde
Investigador(es): Paula Patrício, Paulo Doutor


Descrição: Durante um fenómeno epidemiológico, como a corrente pandemia de covid19, é importante considerar o comportamento humano na modelação da evolução da epidemia. De facto, para além da implementação de medidas de saúde pública decretadas pelas autoridades de saúde, há um impacto determinante provocado pela alteração voluntária dos hábitos individuais. Muito interessante é considerar que esta alteração de hábitos individuais depende de decisões também elas individuais e que não se mantém constantes ao longo do tempo. Os indivíduos tomam opções quanto às medidas de segurança e mesmo quanto à vacinação tendo em conta o conhecimento que têm da situação epidémica, podendo ser mais precavidos quando esta se agrava e menos quando esta se atenua. Neste estágio propomos que trabalhes connosco na modelação de uma epidemia em que consideramos alterações voluntárias do comportamento humano. Durante o estágio irás ajudar-nos a compreender como os parâmetros que definem o comportamento humano afetam os resultados da epidemia. Utilizaremos ferramentas matemáticas e computacionais de ponta, nomeadamente equações diferenciais e programação em Python.

Observações: https://www.dm.fct.unl.pt

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1º Dia de Estágio

Local de encontro: Ed VII - Departamento de Matemática NOVA SST | FCT NOVA - Campus de Caparica Hora: 13h
Pessoa de contacto: Paula Patrício, Paulo Doutor

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1577. Aprender com Robótica


Instituição: Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Paulo Leitao
Nº Alunos: 2
Anos:
Área:
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Paulo Leitao


Descrição: Pretende-se com esta ação disseminar a aprendizagem de robótica móvel usando a plataforma educacional Lego MindStorms, motivando os alunos para a assimilação de diversos tópicos, como sejam a matemática, física, eletrónica e computação.
Cada aluno terá que construir um robô móvel e autónomo usando a plataforma Lego MindStorms e programá-lo devidamente para executar algumas tarefas, como a de seguir uma pista marcada no chão, resolver um pequeno labirinto ou jogar futebol.

Observações: Receção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança

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1º Dia de Estágio

Local de encontro: CeDRI Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Paulo Jorge Pinto Leitao

Estágio já em curso / terminado

1686. Geometria Tropical


Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: ana casimiro
Nº Alunos: 5
Anos:
Área:
Data: de 04-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Tarde
Investigador(es): Ana Cristina Casimiro


Descrição: O adjetivo Tropical foi dado em honra ao Investigador em Ciências de Computação brasileiro Inre Simon, a consolidação da sua teoria remonta aos finais do anos 90 do século passado. Originalmente apareceu de considerações de álgebra tropical, esta motivada por questões em ciências de computação. O grande objetivo desta Geometria é transformar questões de variedades algébricas (conjuntos dados por zeros de polinómios) em questões sobre complexos de poliedros (objetos combinatórios que codificam alguns aspetos geométricos das variedades algébricas). Neste momento a geometria tropical tem aplicações em muitas áreas como geometria algébrica e enumerativa, simetria de espelho, biologia matemática, complexidade computacional, estatística algébrica,... O projeto consiste em entender os objetos e operações nesta álgebra e geometria e compreender a ligação entre o mundo clássico e o tropical. Vários problemas em aberto podem ser considerados.

Observações: https://www.dm.fct.unl.pt

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1º Dia de Estágio

Local de encontro: Ed VII - Departamento de Matemática NOVA SST | FCT NOVA - Campus de Caparica Hora: 13h
Pessoa de contacto: Ana Cristina Casimiro

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1735. Matemática e Tecnologia - MathE


Instituição: Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Florbela Pires Fernandes
Nº Alunos: 2
Anos:
Área:
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Florbela Fernandes Fátima Pacheco Ana Pereira


Descrição: Pretende-se que os alunos elaborem, diversos materiais para serem disponibilizados na plataforma MathE(plataforma online de apoio à aprendizagem da matemática desenvolvida no âmbito do projeto MathE - Improve Math Skills in Higher Education ).
Ao longo do trabalho serão usados LaTeX e programas de vídeo, dependendo do tipo de materiais elaborados.
No final do estágio os alunos devem dominar o básico de LaTeX para ser possível formular questões na plataforma MathE ou realizar um pequeno filme onde um determinado tópico de Matemática seja explicado.

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1º Dia de Estágio

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9h30min
Pessoa de contacto: Florbela Fernandes

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1803. OleaChain: Sustentabilidade alimentar numa abordagem STEM


Instituição: Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Cristina Mesquita
Nº Alunos: 3
Anos:
Área:
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Cristina Mesquita Cristina Ribeiro Maria Luísa Azevedo Manuel Vara Pires


Descrição: Este estágio está incluído no projeto OleaChain: Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no
Interior do Norte de Portugal, desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo valorizar os produtos regionais, mais especificamente o azeite. Neste projeto, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) assume o compromisso de trabalhar o conceito da sustentabilidade alimentar e da abordagem STEM, relacionando-as à fileira do olival. Neste estágio terás a oportunidade de explorar os processos de transformação da azeitona em azeite, através das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Este estágio irá permitir que conheças diferentes pontos da cidade de Bragança, que contactes com os laboratórios do Instituto Politécnico de Bragança e com diferentes materiais didáticos. Pretende-se que seja um estágio dinâmico, onde poderás desenvolver saberes no âmbito da robótica, pensamento computacional, nutrição e outros aplicados à educação.

Observações: O Estágio tem como objetivo valorizar os produtos regionais, mais especificamente o azeite. Neste projeto, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) assume o compromisso de trabalhar o conceito da sustentabilidade alimentar e da abordagem STEM.

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1º Dia de Estágio

Local de encontro: Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9h30
Pessoa de contacto: Cristina Mesquita, Cristina Ribeiro, Maria Luísa Azevedo, Manuel Vara Pires

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1684. Problemas inversos


Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: Nuno Martins
Nº Alunos: 5
Anos:
Área:
Data: de 04-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Tarde
Investigador(es): Nuno Martins


Descrição: A famosa fórmula de Albert Einstein E=mc^2 estabelece uma relação entre energia (E) e massa (m). Neste este modelo, é fácil calcular a energia sabendo a massa e vice versa. Este é o chamado problema direto.

No problema inverso, o objectivo é o de reconstruir o modelo a partir de um conjunto de dados. Por exemplo dado um conjunto de medições (massa,energia) como chegar ao modelo de Einstein ?

Neste estágio científico vamos ver exemplos de problemas inversos em diversos contextos como matemática, física, engenharia, medicina e iremos reconstruir parâmetros de um modelo a partir de um conjunto de dados obtidos por simulação computacional.

Observações: https://www.dm.fct.unl.pt

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1º Dia de Estágio

Local de encontro: Ed VII - Departamento de Matemática NOVA SST | FCT NOVA - Campus de Caparica Hora: 13h
Pessoa de contacto: Nuno Martins

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1815. Veleiros equipados com sistemas eletrónicos que navegam sózinhos


Instituição: Uninova - Instituto Desenvolvimento Novas Tecnologias
Responsável: Luis Gomes
Nº Alunos: 6
Anos:
Área:
Data: de 25-07-2022 a 29-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Luis Gomes, Eduardo Pinto, Anikó Costa, Filipe Moutinho, Carolina Oliveira


Descrição: Os principais objetivos são os de cativar os estagiários a prosseguir o seu percurso escolar em áreas tecnológicas relacionadas com a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, utilizando os veleiros autónomos e os sistemas digitais de controlo e de instrumentação associados como meio para permitir um contato com algumas das tecnologias disponíveis. Apesar de ser uma área que incorpora e aglutina saberes de áreas tradicionalmente consideradas difíceis para os jovens, tais como Matemática e Física, espera-se que a introdução a algumas técnicas de programação e controlo, sua integração e aplicação na manipulação de algumas tecnologias, bem como a experimentação em veleiros autónomos torne possível quebrar distâncias e transformar os desafios iniciais em experiências divertidas e motivadores para uma aproximação às áreas da tecnologia.
Este estágio vem na linha de atividades anteriores utilizando um veleiro de 1 metro, integrando um conjunto minimalista de sensores (bússola eletrónica, GPS e catavento), um controlador de baixo-custo (Arduino) e servos de controlo de leme e vela, de modo a permitir a navegação autónoma e conclusão de uma regata.

Observações: Entrar pelo portão principal da NOVA-FCT (Monte da Caparica, Almada). O edificio X - Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores é o primeiro edificio do lado esquerdo logo a seguir à rotunda, após passar pelos portões de entrada.

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1º Dia de Estágio

Local de encontro: Entrada do Dep. de Eng. Eletrotécnica e de Computadores (Edificio X do Campus de Caparica da NOVA FCT) Hora: 25 de Julho - 9:30
Pessoa de contacto: Luis Gomes, Eduardo Pinto

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