Ainda que (muitas vezes) despercebida, a água está presente em todo o lado. Na sua totalidade, as massas de água – fontes, reservatórios, rios, lagoas, entre outras – têm valor ecológico, cultural e social e refletem histórias locais, tradições, dinâmicas ambientais e os modos de viver de cada território.
É fundamental promover um olhar mais atento e consciente sobre estes elementos hídricos, incentivando as novas gerações a reconhecer o seu papel no equilíbrio dos ecossistemas e na identidade da sua região. Valorizar a água é compreender a importância de um recurso essencial, presente em todo o lado e capaz de moldar o dia-a-dia de toda a comunidade.
O projeto Rota Azul desafia docentes e estudantes do 1.º ciclo do Ensino Básico a sair da sala de aula e partir à exploração da sua rua, o bairro, a vila ou a cidade, numa descoberta ativa das diferentes massas de água existentes no território envolvente. Os participantes são convidados a identificar estes 'pontos azuis' e a representá-los em mapas físicos que revelem as rotas que os interligam. Pretende-se, assim, estimular a observação, a curiosidade e a compreensão do valor ecológico, cultural e social da água, promovendo uma relação mais próxima, informada e responsável com este recurso essencial.
A quem é dirigido o projeto?
Turmas do 1.º ciclo do ensino básico de todo o país.
Quais as áreas cientificas que podem ser exploradas?
Estudo do meio.
Quando se desenvolve o projeto?
De janeiro a maio de 2026.