O oceano ocupa um papel preponderante na nossa cultura e o desenvolvimento da economia do mar e das carreiras a ela associadas são prioritários para o nosso país. Por outro lado, a exploração dos fundos oceâncios, o estudo da biodiversidade marinha, a história da terra contada pela análise dos sedimentos, a influência do mar na regulação do clima e a poluição marinha são tópicos de grande atualidade que motivam os jovens para a aprendizagem das ciências e podem ser abordados ao longo da escolaridade, desde que devidamente articulados com o currículo oficial.
 
O primeiro dia da 4.ª Conferência de Professores do Mar - A Escola na Sociedade Azul foi inaugurado com uma apresentação dos resultados do projeto Sea Change. O dia contou ainda com mais quatro sessões plenárias, nas quais foram explorados temas como a importância do fitoplâncton no funcionamento do oceano, a poluição por plásticos, a exploração do fundo do mar e o projeto Escola Azul.
 
No segundo dia, os participantes utilizaram espectrómetros de reflectância para simular os satélites que observam o oceano, conheceram novas formas de poder diminuir a poluição por plásticos com ações do dia-a-dia, construíram um "subgarrafino" e observaram a influência de alguns parâmetros na formação e circulação de correntes oceânicas.