O oceano é a componente física dominante do planeta Terra, sendo composto por diversas bacias, tais como as do Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Pacífico Norte, Pacífico Sul e Ártico. Apesar da sua dimensão e extensão, apenas uma pequena parte se encontra protegida. Os esforços para mudar esta realidade são da responsabilidade de todos e passam pela união coletiva interdisciplinar de cidadãos, instituições e nações. De que forma é possível contribuir para este desafio?
A 8.ª Conferência de Professores do Mar, de novo em formato presencial, foi dedicada aos projetos inspiradores que têm sido desenvolvidos em Portugal no âmbito da proteção e preservação do oceano nas suas mais variadas vertentes.
As sessões plenárias (12 de maio) foram estruturadas em quatro marés: a primeira maré, de criatividade, explora o recurso à Arte na promoção e sensibilização da conservação marinha; a segunda maré – de conhecimento – apresenta projetos inovadores, na área da educação e investigação, para o estudo do mar. Com a chegada da terceira maré, representantes de diferentes áreas de atuação explicaram como contribuem para a sensibilização para a proteção do oceano; numa quarta maré, de participação, investigadores partilham projetos que contam com o envolvimento e colaboração ativa da comunidade. Completado o ciclo de marés, o diário de bordo atualizou a "tripulação" sobre as mais recentes notícias de direito do mar.
Nas sessões práticas paralelas (13 de maio), os professores conheceram as origens e os impactos do lixo marinho em Mar limpo e simularam um sistema de monitorização e alerta de objetos na superfície oceânica em Aviso à navegação. Em Notícias do mar, foi destacada a comunicação de ciência para desconstruir e interpretar informações sobre o estado do oceano. E por fim, em Profissões do mar, os professores fizeram um roleplay para descobrir a ligação entre o oceano e várias ocupações profissionais.