O oceano é a componente física dominante do planeta Terra, sendo composto por diversas bacias, tais como as do Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Pacífico Norte, Pacífico Sul e Ártico. Apesar da sua dimensão e extensão, apenas uma pequena parte se encontra protegida. Os esforços para mudar esta realidade são da responsabilidade de todos e passam pela união coletiva interdisciplinar de cidadãos, instituições e nações. De que forma é possível contribuir para este desafio? 

8.ª Conferência de Professores do Mar, de novo em formato presencial, foi dedicada aos projetos inspiradores que têm sido desenvolvidos em Portugal no âmbito da proteção e preservação do oceano nas suas mais variadas vertentes.

 
 
 

As sessões plenárias (12 de maio) foram estruturadas em quatro marés: a primeira maré, de criatividade, explora o recurso à Arte na promoção e sensibilização da conservação marinha; a segunda maré – de conhecimento – apresenta projetos inovadores, na área da educação e investigação, para o estudo do mar. Com a chegada da terceira maré, representantes de diferentes áreas de atuação explicaram como contribuem para a sensibilização para a proteção do oceano; numa quarta maré, de participação, investigadores partilham projetos que contam com o envolvimento e colaboração ativa da comunidade. Completado o ciclo de marés, o diário de bordo atualizou a "tripulação" sobre as mais recentes notícias de direito do mar.

Nas sessões práticas paralelas (13 de maio), os professores conheceram as origens e os impactos do lixo marinho em Mar limpo e simularam um sistema de monitorização e alerta de objetos na superfície oceânica em Aviso à navegação. Em Notícias do mar, foi destacada a comunicação de ciência para desconstruir e interpretar informações sobre o estado do oceano. E por fim, em Profissões do mar, os professores fizeram um roleplay para descobrir a ligação entre o oceano e várias ocupações profissionais.