Os professores e os alunos analisam e interpretam os consumos médios de água do local a intervencionar (escola e/ou casa).
Determinar o valor médio de consumo per capita, segundo modelos globais, e perceber a quantidade de água que é consumida em excesso.
Propor modelos de consumo de água mais sustentáveis e levar a cabo as alterações necessárias para a sua implementação.
Os resultados obtidos são partilhados com a escola e comunidade local, e divulgados na página da Ciência Viva.
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A viagem da água é muito mais que uma trajetória cíclica comandada pela natureza, este é um percurso crescentemente guiado por mão humana.
Diariamente, despertamos para uma realidade em que a escassez de água está cada vez mais presente nas intervenções político-sociais. Este é um problema real e atual e não apenas uma questão para resolver no futuro.
A captação, reserva, análise, distribuição, consumo e tratamento (para uma posterior (re)utilização), são paragens obrigatórias do ciclo humano da água. Para além de um consumo cada vez mais consciente e da produção de boas práticas no que concerne à utilização doméstica da água, é necessário fechar cada vez mais o ciclo, tornando as águas residuais em águas utilizáveis. É uma tarefa de todas as gerações, pensar não só o seu futuro, como também o presente da água.
Ao longo desta jornada, os alunos serão desafiados a:
- conhecer diferentes fontes e formas de captação e de reserva de água;
- interpretar e realizar análises a diferentes parâmetros de qualidade da água para consumo humano;
- compreender como se realiza a sua distribuição;
- criar e implementar um plano de gestão hídrico sustentável (para redução do consumo na escola e/ou em casa);
- identificar os comportamentos que deverão ser evitados para promover o aumento da reutilização das águas residuais.
Urge levar esta discussão para dentro da Escola, colocando o foco da solução nas mãos da futura geração decisores. É de extrema importância que não nos demitamos da gestão da água, pois este é um bem da responsabilidade de todos e de cada um.
Esta atividade de investigação leva os alunos a perceber alguns fatores que afetam o consumo de água, identificar vários processos utilizados para tratar água, de forma a torná-la segura para beber e usar vocabulário adequado para explicar o tratamento de água para consumo. Em termos práticos tem como objetivo construir um filtro simples de água, avaliando a eficiência de cada filtro no que se refere ao tratamento de água para consumo.
VERNuma história dirigida às crianças mais novas é revelado o que acontece quando se carrega no autoclismo... acompanhando-se o percurso, pouco conhecido, do esgoto, passando pelo tratamento da água residual nas Fábricas de Água até chegar aos rios e mares. Este livro insere-se na sua missão de contribuir para a saúde pública, a proteção dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável das populações servidas.
VEREste guião educativo visa a exploração de conceitos de hidrogeologia e de distribuição de água no planeta, fazendo referência ao ciclo hidrológico, à dinâmica dos aquíferos e aos processos de contaminação que a água sofre. Não há vida sem água. A água é um bem precioso, indispensável a todas as atividades humanas.
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