Desafio - A viagem da água

 

A VIAGEM DA ÁGUA

Estimule os seus alunos a implementarem um plano de gestão hídrico sustentável para a escola e/ou para as suas casas

IDENTIFICAR

Os professores e os alunos analisam e interpretam os consumos médios de água do local a intervencionar (escola e/ou casa).



Interpretação de uma fatura de consumo de água, procurando os valores médios consumidos pela escola e/ou nas suas habitações. Análise à água que é consumida, in loco ou através das plataformas de divulgação das empresas responsáveis.

INVESTIGAR

Determinar o valor médio de consumo per capita, segundo modelos globais, e perceber a quantidade de água que é consumida em excesso.



Recolha de informação sobre a captação e os consumos hídricos da escola/comunidade escolar/habitação, estudando os pontos mais vulneráveis no que concerne à incorreta utilização da água. Acompanhamento dos trabalhos por um técnico ou especialista na área.

CRIAR

Propor modelos de consumo de água mais sustentáveis e levar a cabo as alterações necessárias para a sua implementação.



Propostas para a resolução de problemas do quotidiano com vista à redução do consumo de água e da pegada hídrica redução dos gastos desnecessários de água através do recurso a novas tecnologias, utilização de bens reutilizáveis…

COMUNICAR

Os resultados obtidos são partilhados com a escola e comunidade local, e divulgados na página da Ciência Viva.



Partilha dos resultados comparativos (antes e após a implementação do plano de gestão), através de ações de sensibilização, folhetos digitais informativos, artigos de divulgação, exibição de vídeos, documentários, criação de um e-manual de boas práticas (a disponibilizar na página da Academia Ciência Viva para Professores – Planeta Água)...
 

Descarregar o resumo do desafio (pdf)


PORQUÊ ESTE DESAFIO?

 

A viagem da água é muito mais que uma trajetória cíclica comandada pela natureza, este é um percurso crescentemente guiado por mão humana.

Diariamente, despertamos para uma realidade em que a escassez de água está cada vez mais presente nas intervenções político-sociais. Este é um problema real e atual e não apenas uma questão para resolver no futuro.

A captação, reserva, análise, distribuição, consumo e tratamento (para uma posterior (re)utilização), são paragens obrigatórias do ciclo humano da água. Para além de um consumo cada vez mais consciente e da produção de boas práticas no que concerne à utilização doméstica da água, é necessário fechar cada vez mais o ciclo, tornando as águas residuais em águas utilizáveis. É uma tarefa de todas as gerações, pensar não só o seu futuro, como também o presente da água.

Ao longo desta jornada, os alunos serão desafiados a:

- conhecer diferentes fontes e formas de captação e de reserva de água;
- interpretar e realizar análises a diferentes parâmetros de qualidade da água para consumo humano;
- compreender como se realiza a sua distribuição;
- criar e implementar um plano de gestão hídrico sustentável (para redução do consumo na escola e/ou em casa);
- identificar os comportamentos que deverão ser evitados para promover o aumento da reutilização das águas residuais.

Urge levar esta discussão para dentro da Escola, colocando o foco da solução nas mãos da futura geração decisores. É de extrema importância que não nos demitamos da gestão da água, pois este é um bem da responsabilidade de todos e de cada um. 



MOTIVE OS SEUS ALUNOS ATRAVÉS DOS RECURSOS DA ACADEMIA

ÉS O QUE
BEBES

Esta atividade de investigação leva os alunos a perceber alguns fatores que afetam o consumo de água, identificar vários processos utilizados para tratar água, de forma a torná-la segura para beber e usar vocabulário adequado para explicar o tratamento de água para consumo. Em termos práticos tem como objetivo construir um filtro simples de água, avaliando a eficiência de cada filtro no que se refere ao tratamento de água para consumo.

VER

A INCRÍVEL
VIAGEM DO COCÓ

Numa história dirigida às crianças mais novas é revelado o que acontece quando se carrega no autoclismo... acompanhando-se o percurso, pouco conhecido, do esgoto, passando pelo tratamento da água residual nas Fábricas de Água até chegar aos rios e mares. Este livro insere-se na sua missão de contribuir para a saúde pública, a proteção dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável das populações servidas.

VER

ÁGUA SUBTERRÂNEA:
CONHECER PARA PROTEGER E PRESERVAR

Este guião educativo visa a exploração de conceitos de hidrogeologia e de distribuição de água no planeta, fazendo referência ao ciclo hidrológico, à dinâmica dos aquíferos e aos processos de contaminação que a água sofre. Não há vida sem água. A água é um bem precioso, indispensável a todas as atividades humanas.

VER